Um olhar sobre o início da colonização alemã no RS por meio das pinturas de Pedro Weingärtner

Autores

  • Cyanna Missaglia de Fochesatto UNISINOS

DOI:

https://doi.org/10.4013/rlah.v2i7.342

Palavras-chave:

Imigrante alemão, Pedro Weingärtner, Representação.

Resumo

Este trabalho busca fazer uma análise das obras do pintor gaúcho Pedro Weingärtner de temática regional que retratem a imagem do imigrante alemão no Rio Grande do Sul, no final do século XIX e início do XX. A análise dessas pinturas busca dialogar com a História do Estado, tentando compreender de que forma esse tipo social aparece nas pinturas, suas características, seu modo de vida, e os elementos socioculturais que podem ser encontrados e estudados, aliando, dessa forma, Arte e História. Este trabalho também visa à compreensão do processo de imigração e o estabelecimento dos primeiros imigrantes alemães chegados ao Estado do RS sob a ótica das Artes Plásticas, apontando para as questões de formação e colonização dos imigrantes no Rio Grande do Sul. Contudo, parte da análise da representação e identidade desse tipo social nas pinturas. Analisando as telas de um pintor com características tão peculiares quanto Weingärtner, nas suas narrativas pictóricas, que reproduziu cenários e situações a partir de esboços e fotografias do meio em que interagia, nos dão algumas pistas dessa formação inicial da colonização dos imigrantes alemães na sociedade sulista.

Biografia do Autor

Cyanna Missaglia de Fochesatto, UNISINOS

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

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