AS PEDAGOGIAS DAS ENCRUZILHADAS E O ENSINO DE HISTÓRIA

REFLEXÕES SOBRE AS PERSEGUIÇÕES ÀS RELIGIÕES DE MATRIZ AFRICANA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4013/rlah.2025.1.5

Resumo

O presente artigo tem por objetivo refletir sobre as possibilidades de abordagem das religiões de matriz africana no contexto de ensino de história. Tendo por base a discussão teórico-metodológica, argumenta-se que o chamado giro decolonial, e, em especial, a Pedagogia das Encruzilhadas (RUFINO,2015, 2017, 2019) permite analisar as perseguições religiosas como indícios do colonialismo e racismo que estruturam a sociedade brasileira. Aborda-se, nesse sentido, como as religiões de matriz africana representam temas sensíveis no currículo de ensino de história. Por fim, conclui-se que o ensino dessa questão pode possibilitar o estranhamento e o acolhimento das diferenças bem como a defesa de uma sociedade democrática, plural e inclusiva.

Biografia do Autor

Renan Santos Mattos, Universidade Federal de Santa Maria

Doutor em história pela Universidade Federal de Santa Catarina (2019), mestrado em História pela Universidade Federal de Santa Maria e graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2010). Atualmente é tutor à distância do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Santa Maria e professor regente do Instituto São José (SM). É membro do Grupo de Trabalho História das Religiões e das Religiosidades - Seção Rio Grande do Sul -, vinculado à Associação Nacional de História (GTHRR-RS/ANPUH), sendo Vice-coordenador da gestão atual (2018-2020). Tem experiência na área de História, com interesse nos seguinte temas: historia social e cultural do Brasil Republicano; História Política do Brasil e do Rio Grande do Sul; discurso religioso, sob a ênfase das religiões mediúnicas (espiritismo e umbanda) no campo religioso brasileiro, processo de secularização, ensino de história, história da educação e as culturas infantis. Desenvolve estágio pós-doutoramento junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria.

Jurema , UFSM/SEDUCRS

Professora de Geografia do Estado do Rio Grande do Sul. Especialista em Educação de Jovens e Adultos.

 

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Publicado

2025-03-30