TRABALHO INTERDISCIPLINAR DURANTE A PANDEMIA – REFLEXÕES SOBRE AÇÃO PEDAGÓGICA “FOI MEMORÁVEL"

NOSSAS VIVÊNCIAS NO CTISM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4013/rlah.2022.1128.18

Palavras-chave:

Ensino Remoto, Memória, Identidade

Resumo

A memória – e suas expressões – é objeto de estudo desde, ao menos, a antiguidade clássica. Mas é na segunda metade do século XX que pensadores de diversos campos do saber desenvolveram estudos que redimensionaram a temática, ressaltando-se o enfoque que identificou a relação entre as lutas pelo poder e a instituição e/ou silenciamento de memórias. Mais recentemente, a História e a Sociologia têm conferido relevância às expressões memorialistas individuais como significativas fontes de estudo. É neste contexto que objetivamos articular o conhecimento acerca da memória, pela perspectiva da História, da Sociologia e da Língua Portuguesa/Literatura, com a produção de registros memorialistas dos alunos dos 3ºs anos dos cursos integrados diurnos do CTISM. Para realização do trabalho, fizemos uso de uma sequência de ações pedagógicas como recurso metodológico, as quais culminaram na organização da Mostra de Memórias e na produção do e-book “Foi Memorável: nossas vivências no CTISM”.

Biografia do Autor

Roselene Gomes Pommer, Universidade Federal de Santa Maria

Licenciada em História pela Universidade Federal de Santa Maria (1987), Mestre em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2002) e Doutora em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2008). Docente da Universidade Federal de Santa Maria, atuando no Curso de Graduação em História - Licenciatura e Bacharelado, onde também coordena o Subprojeto "História e Educação: meandros do ensino formal", integrante do PIBID/História/2009; e no Colégio Técnico Industrial - CTISM, onde é Coordenadora Geral do Curso de Eletromecânica/PROEJA. Tem experiência na área de História e Geografia, com ênfase em História Latino-Americana e Ensino de História, principalmente nas seguintes temáticas: história oral, identidade e memória; paisagens e espaços culturais; parcialidades guarani, ações culturais e processo reducional jesuítico-guarani; colonialismo ibérico e fronteiras geopolíticas.

Camila Farias da Silva, Instituto Cíclica

Doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Fabiana Veloso Dametto, CTISM

Mestre em Letras - Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Santa Maria

Deivis Jhones Garlet , UFSM

Doutor em Letras, Estudos Literários, pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Erika Goellner, Colégio Técnico Industrial de Santa Maria

Mestra em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

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Publicado

2022-11-20