TRABALHO INTERDISCIPLINAR DURANTE A PANDEMIA – REFLEXÕES SOBRE AÇÃO PEDAGÓGICA “FOI MEMORÁVEL"
NOSSAS VIVÊNCIAS NO CTISM
DOI:
https://doi.org/10.4013/rlah.2022.1128.18Palavras-chave:
Ensino Remoto, Memória, IdentidadeResumo
A memória – e suas expressões – é objeto de estudo desde, ao menos, a antiguidade clássica. Mas é na segunda metade do século XX que pensadores de diversos campos do saber desenvolveram estudos que redimensionaram a temática, ressaltando-se o enfoque que identificou a relação entre as lutas pelo poder e a instituição e/ou silenciamento de memórias. Mais recentemente, a História e a Sociologia têm conferido relevância às expressões memorialistas individuais como significativas fontes de estudo. É neste contexto que objetivamos articular o conhecimento acerca da memória, pela perspectiva da História, da Sociologia e da Língua Portuguesa/Literatura, com a produção de registros memorialistas dos alunos dos 3ºs anos dos cursos integrados diurnos do CTISM. Para realização do trabalho, fizemos uso de uma sequência de ações pedagógicas como recurso metodológico, as quais culminaram na organização da Mostra de Memórias e na produção do e-book “Foi Memorável: nossas vivências no CTISM”.
Referências
BADIOU, A. 2020. Sobre la situación epidémica. In: P. AMADEO, Pensamiento contemporáneo en tiempos de pandemias. Buenos Aires, ASPO, 67 – 78.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base nacional comum curricular. Brasília, DF, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br. Acesso em: abril 2020.
FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M.; RAMOS, M. 2005. A gênese do Decreto N. 5.154/2004: um debate no contexto controverso da democracia restrita. Revista Trabalho Necessário. v.3, nº 3: 1 – 26.
GAGNEBIN, J. M. 2006. Lembrar, escrever, esquecer. São Paulo: Editora 34.
GONÇALVES, R. 2020. Passado e Educação: conceito epistemológico e professores de história. Revista Latino Americana de História, v. 9, nº 24: 90 – 107.
HALL, S. 2011. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A.
PINTO, A. V. 2005. O Conceito de Tecnologia – Vol. I. Rio de janeiro: Contraponto.
PIRES, M. F. 1998. Multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade no ensino. Interface - Comunicação, Saúde, Educação. v. 2, nº 2: 173 – 182.
POMMER, R. KEMMERICH, R. 2013. A Organização Curricular e a Construção de Conhecimentos Históricos em Cursos Técnicos Integrados. Revista Latino Americana de História, v. 2, nº 6: 1258 – 1272.

Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Latino-Americana de História- UNISINOS

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelo (s) autor (es), dos direitos de publicação digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. O (s) autor (es) declara que, em caso de aceitação do artigo, a Revista Latino-Americana de História passa a ter os direitos autorais a ele referentes, que se tornarão propriedade exclusiva da Revista, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem a citação deste periódico como meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e acadêmicas, desde que citada a RLAH como fonte. Informamos que a revista possui a licença Creative Commons Attribution 3.0 License de direitos autorais.