ENTRE A FICÇÃO E O REAL
REFLEXÕES, LIMITES E PERSPECTIVAS DOS USOS DOS FILMES NAS AULAS DE HISTÓRIA
DOI:
https://doi.org/10.4013/rlah.2022.1128.17Resumo
O foco deste artigo será refletir sobre o uso de filmes em sala de aula numa perspectiva de tentar superar o crescente desinteresse que alguns alunos demonstram para a escola e, principalmente, para as aulas de história. Metodologicamente, o estudo vai relembrar a trajetória do ensino de história no Brasil. Para apoiar o ensaio sobre o aspecto relacionado ao uso de filmes em sala de aula, a redação utilizará os artigos de Gabriela D'Ávila Schültz (2015) e Walace Rodrigues e Cristiano Alves Barros (2017), que tratam de experiências com estudantes do ensino médio sobre o uso do cinema como estratégia de aprendizagem. Além dos artigos, analisaremos os livros de Marcos Napolitano (2003) e Renato Mocellin (2009; 2002), cujo tema permeia os temas de como usar a linguagem cinematográfica em sala de aula. Por fim, será verificado se o uso de filmes em sala de aula é uma proposta válida para mitigar a desmotivação dos alunos pelo ambiente escolar.
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