PESTE NEGRA: UMA ANÁLISE FILMOGRÁFICA PARA SALA DE AULA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4013/rlah.2021.1025.10

Palavras-chave:

Peste Negra, Interdisciplinariedade, Cinema, Ensino de História

Resumo

A Peste Negra devastou o mundo no período medieval, particularmente entre 1347 e 1351, pela sua rápida propagação e ausência de métodos preventivos e de cura. No medievo essa pandemia gerou um medo coletivo diante da ausência de diagnósticos científicos e da própria mentalidade do período. Esse blecaute pandêmico tem sido objeto de análise dos medievalistas que têm ressaltado inclusive a falta de expectativas para a própria existência humana. Para além dos historiadores, o tema em questão também tem inspirado cineastas de maneira muito ampla. Nesse sentido, o presente artigo se propõe fazer uma análise de três filmes – Morte Negra (2010), Caça às Bruxas (2011) e O Cavaleiro das Trevas (2013) –, nos quais a peste negra é pano de fundo. O objetivo do estudo, interdisciplinar por envolver História e Cinema, é fornecer a professores de História uma base analítica para trabalhar esse aspecto da Idade Média em sala de aula de forma didática.

Biografia do Autor

Roberto Radunz, Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Doutor em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS). Professor do Curso de História na Universidade de Caxias do Sul (UCS). Docente do Programa da Pós-Graduação em História da UCS.

Henrique Bodan Rampazzo, Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Graduado em História pela Universidade de Caxias do Sul - UCS. Mestrando no Programa de Pós-Graduação em História da UCS 

Referências

BASTOS, Mario Jorge da Motta. O Poder nos tempos da Peste (Portugal, Séculos XIV/XVI). Niterói: EdUFF, 2009.

BOECKL, Christine M. Images of plague and pestilence: iconography and iconology. Kirksville: Truman State University Press, 2000. p. 15, 27.

DELUMEAU, Jean. História do Medo no Ocidente: 1300- 1800, Uma Cidade Sitiada. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

FOLLADOR, Kellen J. “A relação entre a peste negra e os judeus”. Revista Vértices, São Paulo, n. 20, 2016.

Gottfried, Robert. The Black Death. Natural and human disaster in medieval Europe. New York, Free Press, 1983.

LE GOFF, Jacques. A Civilização do Ocidente Medieval. Petrópolis: Vozes, 2016.

LE GOFF, Jacques; SCHMITT, Jean-Claude. Dicionário Temático do Ocidente Medieval. Tradução de Hilário Franco Junior. Bauru: EdUSC, 2006.

LIMA, Aline Cristina da Silva; AZEVEDO, Crislane Barbosa de. “A Interdisciplinaridade no Brasil e o Ensino de História: Um Diálogo Possível”. Revista Educação e Linguagens, Campo Mourão, v. 2, n.3, jul./dez. 2013.

LÔBO, Yolanda. Cecília Meireles. Recife: Fundação Joaquim Nabuco; Massangana, 2010.

NAPOLITANO, Marcos. Como usar o cinema na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2003.

PINSKY, Carla B. (Org.). Novos temas nas aulas de História. São Paulo: Contexto, 2010.

QUÍRICO, Tamara. “Peste Negra e Escatologia: Os efeitos da expectativa da morte sobre a religiosidade do século XIV”. Revista Mirabilia – Mística e Milenarismo na Idade Média, n. 14, p. 135-155, 2012.

WILLIMAN, Chaucer Daniel. The Black Death. The impact of the fourteenth-century plague. Medieval & Renaissance Texts & Studies, v. 13, 1983.

FONTES / FILMES:

CAÇA às bruxas. Direção: Dominic Sena. Roteiro: Bragi F. Schut. Produção: Alex Gartner e Charles Roven. Estados Unidos, 2011. Ação, Aventura, Fantasia. 95 min.

MORTE negra. Direção: Christopher Smith. Roteiro: Dario Poloni. Reino Unido, Irlanda do Norte, 2010. Drama, Mistério, Terror. 102 min.

O CAVALEIRO das trevas. Direção: Mark Atkins. Produtores: Erika Steele, Jeffrey Giles e Michael Lurie. Inglaterra, 2013. Terror. 82 min.

Downloads

Publicado

2021-08-04

Edição

Seção

Experiências Escolares