Passado presente: a influência da cultura histórica de jovens brasileiros sobre a ditadura e sua relação com posicionamentos no hoje
DOI:
https://doi.org/10.4013/rlah.2020.0924.06Palavras-chave:
Cultura Histórica, Ditadura Militar, Projeto Residente.Resumo
Esse texto analisou dados coletados pelo projeto Residente: observatório das relações entre jovens, política e História na América Latina, respondidos no Brasil, entre maio e agosto de 2019, por estudantes no Ensino Médio, em especial os referentes à questão 32, que solicitava que eles se posicionassem frente a afirmações acerca dos governos militares no Brasil. O objetivo foi perceber quais narrativas relacionadas a tais governos emergiram com mais frequência nas respostas e quais elementos e dimensões da cultura histórica foram mobilizados para justificar e legitimar esses posicionamentos, dando ênfase para as dimensões cognitiva, política, moral e visão de mundo. O tratamento e a organização dos dados foram realizados por meio do software SPSS. Os dados mostraram que as memórias sobre os governos militares sofrem influência das diversas dimensões da cultura histórica e que o saber acadêmico / escolar encontra-se também nesse campo de disputas, nem sempre como principal influência.
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