Passado presente: a influência da cultura histórica de jovens brasileiros sobre a ditadura e sua relação com posicionamentos no hoje

Autores

  • Rubia Caroline Janz Universidade do Estado de Santa Catarina Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Matheus Medanha Cruz Secretaria de Educação de Santa Catarina.

DOI:

https://doi.org/10.4013/rlah.2020.0924.06

Palavras-chave:

Cultura Histórica, Ditadura Militar, Projeto Residente.

Resumo

Esse texto analisou dados coletados pelo projeto Residente: observatório das relações entre jovens, política e História na América Latina, respondidos no Brasil, entre maio e agosto de 2019, por estudantes no Ensino Médio, em especial os referentes à questão 32, que solicitava que eles se posicionassem frente a afirmações acerca dos governos militares no Brasil. O objetivo foi perceber quais narrativas relacionadas a tais governos emergiram com mais frequência nas respostas e quais elementos e dimensões da cultura histórica foram mobilizados para justificar e legitimar esses posicionamentos, dando ênfase para as dimensões cognitiva, política, moral e visão de mundo. O tratamento e a organização dos dados foram realizados por meio do software SPSS. Os dados mostraram que as memórias sobre os governos militares sofrem influência das diversas dimensões da cultura histórica e que o saber acadêmico / escolar encontra-se também nesse campo de disputas, nem sempre como principal influência.


Biografia do Autor

Rubia Caroline Janz, Universidade do Estado de Santa Catarina Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade do Estado de Santa Catarina. Professora colaboradora no Departamentp de História da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Mestra e Licenciada em História pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Professora da Educação Básica.  Integra também o Grupo de Estudos em Didática da História, vinculado a Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Matheus Medanha Cruz, Secretaria de Educação de Santa Catarina.

Professor pela Secretaria de Educação de Santa Catarina; Mestre em História pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG; Especialista em Ensino de História e Geografia pela Faculdades São Braz; Licenciado em História pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG, integra também o Grupo de Estudo em Didática da História (GEDHI) da UEPG.

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Publicado

2020-12-31