A PARTICIPAÇÃO DE ARTISTAS LATINOS NO CASO ELIÁN GONZÁLEZ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4013/rlah.2022.1128.15

Palavras-chave:

Artistas Latinos, Exílio Cubano, Miami, Participação Política, História do Tempo Presente.

Resumo

O caso Elián González (1999) figura como um dos principais marcos na história das relações políticas entre Cuba e Estados Unidos. Não se tratando de um caso único de discussão diplomática entre os dois países a respeito do exílio e das migrações, o processo de Elián foi amplamente coberto pela mídia estadunidense e global em função da mobilização de exilados anticastristas que exigiam a permanência do jovem em Miami. Parte destas mobilizações ocorreram junto a participação e apoio de artistas latinos, em com destaque aos cubanos exilados, nesse movimento a exemplo de Andy Garcia e Gloria Estefan. Este artigo, inserido nos debates da História do Tempo Presente, em interface com a História Cultural, analisa o engajamento social, política e cultural destes artistas, em especial da cantora Gloria Estefan, que participaram de manifestações coletivas na cidade de Miami durante o julgamento do caso Elián González, a partir de registos midiáticos.

Biografia do Autor

Igor Lemos Moreira, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Doutorando em História pelo programa de Pós-Graduação em História da Universidade do Estado de Santa Catarina (PPGH-UDESC), na linha de pesquisa Políticas de Memória e Narrativas Históricas. Foi Visiting Scholar na University of Miami (2021-2022).

Referências

Fontes

ALVAREZ, Lizette. Block by Block, a Wall Rises in Little Havana. The New York Times. New York, p. 28-28. 14 abr. 2000.

BRAGG, Rick. The Elián González case: Cuban's Family Defies Reno Court Issues a Stay. The New York Times. New York, p. 01-28. 14 abr. 2000.

ENTERTAINMENT WEEKLY: ENT5 - ELIAN CELEBS. Miami: Entertainment Weekly, 2000.

EUA. Public Law 89-732-NOV.: Cuban Adjustment Act., Washington, 1966.

EUA. Public Law 96-212-MAR.: Refugee Act, 1980.

EUA. Public Law 104–114-MAR.: Helms–Burton Act, 1996.

TIMES, The New York. Singer Joins Protests and Calls for Calm. The New York Times. New York, p. 29-29. 14 abr. 2000.

Bibliografia

AVELAR, Alexandre de Sá. Para falarmos de incômodos: memória, vítima e a “perversão historiográfica”. In: MENESES, Sonia. (Org.). História, Memória e Direitos. São Paulo: Letra e Voz, 2019.

AYERBE, Luis Fernando. A Revolução Cubana. São Paulo: Ed. UNESP, 2004.

BANET-WEISER, Sarah. Elian Gonzalez and "The Purpose of America": Nation, Family, and the Child-Citizen. American Quarterly, Vol. 55, n. 2, 2003.

BARBOSA, Marialva. Jornalistas, senhores da memória? In: XXVII Congresso da Intercom, 2004, XXVII Congresso da Intercom. Porto Alegre: PUC-RS e Intercom, 2004.

BUTLER, Judith; SPIVAK, Gayatri Chakravorty. Quem canta o Estado-nação? Língua, política, pertencimento. Brasília: Editora UNB, 2018.

BOURDIEU, Pierre. Capital simbólico e classes sociais. Novos estudos - CEBRAP, Sp, n. 96, p. 105-115, July 2013.

CHARTIER, Roger. A história cultural entre práticas e representações. Rj: Bertrand Brasil; Lisboa: Difel, 1990.

CHASE, Michelle. Revolution within the Revolution: Women and Gender Politics in Cuba (1952-1962). Carolina do Norte: The University of North Carolina Press, 2015.

CHOMSKY, Aviva. História da Revolução Cubana. SP: Veneta, 2015.

COSTA, Adriane Vidal. Intelectuais, política e literatura na América Latina: O debate sobre revolução e socialismo em Cortázar, Garcia Márquez e Vargas Llosa. SP: Alameda, 2013.

GUERRA, Lillian. Elián González and the ‘Real Cuba’ of Miami: Visions of Identity, Exceptionality, and Divinity. Cuban Studies, vol. 38, 2007a.

_________. The ideia of Cuba. In: HARRIS, Alex; GUERRA, Lillian. The Ideia of Cuba. New Mexico: University of New Mexico Press, 2007b.

GOTT, Richard. Cuba: Uma História. Rj: Jorge Zahar Editor, 2006.

HALL, Stuart. Da diáspora: identidades e mediações culturais. BH: Editora da UFMG; Brasília: Representação da Unesco no Brasil, 2003.

_____. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.

MARTINEZ, Alfredo Juan Guevara. Da Revolução Cubana à Era Obama: das tensões à normalização. Revista Esboços, v. 24, n. 38, 2017.

NAPOLITANO, Marcos. A relação entre arte e política: uma introdução teórico-metodológica. Temáticas, v. 37-38, p. 25-56, 2011.

ORTIZ, Fernando. Contrapunteo cubano del azúcar y del tabaco. Havana: Editorial de Ciencias Sociales, 1983.

PEREZ Jr., Louis A. Cuba and the United States: Ties of Singular Intimacy. Athens: University of Georgia Press, 2003.

RANCIÈRE, Jacques. Figuras da história. Sp: Editora Unesp, 2018.

ROUSSO, Henry. A Última catástrofe: a história, o presente, o contemporâneo. Rj: Fundação Getúlio Vargas, 2016.

SAID, Edward. Reflexões sobre o exílio e outros ensaios. SP: Companhia das Letras, 2003.

SPIVAK, Gayatri Chakravorty. Pode o subalterno falar? BH: Editora da UFMG, 2010.

Downloads

Publicado

2022-11-20