Jefferson Cardim de Alencar Osório e o movimento de liberación nacional Tupamaros (MLN-T)
DOI:
https://doi.org/10.4013/rlah.2020.0924.09Palavras-chave:
Jefferson Cardim, Exílio, Terrorismo de EstadoResumo
Este artigo tem como objetivo analisar a vinculação política do ex-coronel do Exército Brasileiro, Jefferson Cardim de Alencar Osório, com o Movimiento de Liberación Nacional Tupamaros (MLN-T). No Brasil, Cardim integrou a esquerda nacionalista, participando da Campanha da Legalidade (1961) e da Guerrilha de Três Passos (1965). Após fugir da prisão, em 1968, o ex-coronel seguiu para o exílio, realizando uma série de viagens a países da América Latina, África e Europa, com o objetivo de obter apoio para o movimento revolucionário brasileiro. Em 1970, Cardim retornou ao Uruguai, onde estabeleceu contato com o MLN-T. As fontes utilizadas no artigo foram documentos repressivos e depoimentos. O referencial teórico baseia-se no Terrorismo de Estado (TDE), com ênfase para os conceitos de inimigo interno e fronteiras ideológicas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelo (s) autor (es), dos direitos de publicação digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. O (s) autor (es) declara que, em caso de aceitação do artigo, a Revista Latino-Americana de História passa a ter os direitos autorais a ele referentes, que se tornarão propriedade exclusiva da Revista, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem a citação deste periódico como meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e acadêmicas, desde que citada a RLAH como fonte. Informamos que a revista possui a licença Creative Commons Attribution 3.0 License de direitos autorais.