PROCESSO DE SUCESSÃO FAMILIAR NA PRÁTICA:
uma resposta da pesquisa para a sustentabilidade empresarial
Resumo
O processo de sucessão é considerado um dos maiores desafios para sustentabilidade e longevidade em empresas familiares. Para que esse desafio possa ser superado, são indicadas práticas de governança corporativa e familiar que garantam o alinhamento entre os membros da família, estimulando maior sintonia e visão de longo prazo. A partir disso, o objetivo geral desse estudo foi apresentar um fluxograma sistematizado e orientativo para implementação da governança familiar para a sustentabilidade empresarial, facilitando o processo sucessório. Para tanto, a metodologia utilizada foi o Design Science Research, a qual permite maior interação entre teoria e prática, além do desenvolvimento de um modelo que pode ser aplicado em um contexto real. Como resultado desse estudo entende-se a construção de um protótipo de orientação do processo sucessório em empresas familiares que as direcione à sustentabilidade. Esse protótipo é estruturado em cinco fases, o pré-planejamento, planejamento, construção do processo de sucessão, estruturação da governança familiar e ciclo de melhoria. Dessa forma, concluiu-se que o fluxograma de aplicação prática e simplificada apresentado permite que a família empresária tenha a oportunidade de entender o processo de sucessão e preparar as estruturas empresariais e familiares para participarem de maneira efetiva do processo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo à Revista de Direito da Empresa e dos Negócios o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e se foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista de Direito da Empresa e dos Negócios acima explicitadas.