NANOTECNOLOGIA E O SAFE BY DESIGN: BUSCANDO ALTERNATIVAS PARA A GESTÃO DOS RISCOS
Resumo
A quarta Revolução Industrial trouxe mudanças históricas em termos de tamanho, velocidade e escopo, cujos desdobramentos e complexidade ainda são desconhecidos. O que se sabe é que existe a responsabilidade de que os diferentes setores da sociedade trabalhem em conjunto para compreender melhor estas tendências emergentes, de forma a lidar de um modo sustentável com os riscos destas inovações. Entre as inovações está a utilização industrial da escala nanométrica, que está avançando rapidamente sem que se tenha uma certeza científica sobre a segurança das nanopartículas e sem que a área jurídica tenha construído marco regulatório específico. O avanço das nanotecnologias, num conjunto crescente de aplicações, começa a integrar o cotidiano da sociedade brasileira e mundial. Por outro lado, as pesquisas e os produtos, que advirão desta intervenção humana nas forças naturais, exigirão a atuação dos diferentes sistemas, com a avaliação dos impactos sociais, éticos e regulatórios emergentes, suportados por um modelo de inovação que deverá ser responsável e sustentável, pois há incerteza quanto aos riscos nanotecnológicos. Através do uso do método sistêmico-construtivista que considera a realidade como uma construção de um observador, analisando todas as peculiaridades implicadas na observação, se desenvolve este artigo, objetivando inicialmente dar a conhecer o nano novo mundo, posteriormente destacando alguns aspectos acerca dos riscos nanotecnológicos (ainda um tanto quanto desconhecidos) e, apresentando a ferramenta do safe by design como uma alternativa para a gestão do risco face à ausência regulatória específica, objetivando o desenvolvimento sustentável, preocupado com aspectos éticos, legais e sociais, desta inovação tecnológica.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo à Revista de Direito da Empresa e dos Negócios o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e se foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista de Direito da Empresa e dos Negócios acima explicitadas.