Segredo e gestão da (in)visibilidade em tempos de midiatização profunda

resistências, revelações e bricolagens em organizações maçônicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4013/qt.2023.1121.04

Palavras-chave:

comunicação organizacional, (in)visibilidade, maçonaria, midiatização profunda, segredo

Resumo

Sob o tema da comunicação organizacional, objetivamos compreender movimentos que a maçonaria realiza para a gestão de sua (in)visibilidade, à luz das principais características do cenário de aprofundamento da midiatização. Para isso, recorremos a aportes teóricos da midiatização e das noções de visibilidade e segredo. Em termos metodológicos, mobilizamos dados secundários, de pesquisa realizada por Vinhola (2021), os quais são analisados à luz das tendências da midiatização profunda apontadas por Hepp e Hasebrink (2018). A principal conclusão é a de que, entre o que cede ou resiste em relação à força das tendências da midiatização profunda, a organização realiza novas apropriações, conformando um regime próprio de (in)visibilidade.

Biografia do Autor

Bruno Garcia Vinhola, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

Doutor em Comunicação e Informação pela UFRGS. Professor substituto no Departamento de Comunicação da UFRGS. Membro do Grupo de Pesquisa em Comunicação Organizacional, Cultura e Relações de Poder – GCCOP – https://www.ufrgs.br/gccop/.

Rudimar Baldissera, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

Doutor em Comunicação pela PUCRS. Professor titular no Departamento de Comunicação da UFRGS. Pesquisador e professor no Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da UFRGS. Líder do Grupo de Pesquisa em Comunicação Organizacional, Cultura e Relações de Poder – GCCOP – https://www.ufrgs.br/gccop/. Bolsista de Produtividade do CNPq. Coordenador do PPGCOM/UFRGS nas gestões de 2017-2018 e 2023-2024.

Downloads

Publicado

2023-12-28

Como Citar

GARCIA VINHOLA, B.; BALDISSERA, R. Segredo e gestão da (in)visibilidade em tempos de midiatização profunda: resistências, revelações e bricolagens em organizações maçônicas. Questões Transversais, São Leopoldo, Brasil, v. 11, n. 21, 2023. DOI: 10.4013/qt.2023.1121.04. Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/questoes/article/view/26431. Acesso em: 29 abr. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Hipermidiatização, intensificação e aprofundamento da midiatização? Aplicativos, plataformas, datatificação e algoritmos em debate