Panorama da educação midiática em tempos de fake news: os Recursos Educacionais Abertos como boas práticas de literacia

Auteurs

  • Pollyana Ferrari Teixeira Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Mots-clés :

fake news, literacia, educação, desinformação.

Résumé

A sociedade vive um momento dramático com relação à confiança das informações
que consumimos. O desafio fica ainda mais difícil dentro do contexto da contemporaneidade em que a popularização de tecnologias pervasivas, como o big data e a inteligência artificial, favorece o compartilhamento e a potencialização de informações falsas ou distorcidas. A educação midiática constante é o melhor recurso contra as tecno-consequências das fake news. As reflexões propostas neste artigo elencam um inventário de boas práticas de literacia, seguindo os preceitos básicos dos Recursos Educacionais Abertos (REAs), lançados pela UNESCO, após aprovação pelos Estados membros da UNESCO na 40ª Conferência Geral da agência, em Paris, realizada em novembro de 2019.

Biographie de l'auteur

Pollyana Ferrari Teixeira, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Pós-doutora em Comunicação Social pela Universidade Beira Interior (PT), líder do grupo de pesquisa Comunidata (CNPq), doutora em Comunicação Social pela Universidade de São Paulo (USP). Profa titular do programa de pós-graduação TIDD e profa do Depto de Jornalismo, ambos na PUC-SP. Autora de Jornalismo Digital, Como sair das bolhas, entre outros livros.

Références

AVAAZ. 2018. Pesquisa IDEIA Big Data/Avaaz. Disponível em:

https://avaazimages.avaaz.org/PO%20IDEIA%20-%20Relatorio%20AVAAZ_v2_PO%20version%20%281%29.pdf. Acesso em:

/02/2021.

BAUMAN, Z. 2007. Vida líquida. Rio de Janeiro, Zahar.

BBC NEWS. 2017. ‘Fake News’ é eleita palavra do ano e ganhará

menção em dicionário britânico. Disponível em: https://www.

bbc.com/portuguese/internacional-41843695. Acesso em:

/02/2021.

BENKLER, Y. 2006. The wealth of the networks: how social production transforms markets and freedom. London, Yale University

Press.

CARVALHO, R. 2015. Novela Gráfica: autobiografia e dessubjetiva-

ção. In: 6º SBECE 3º SIECE Educação Transgressão Narcisismo

(Seminário Brasileiro de Cultura e Educação e Seminário Internacional de Estudos Culturais e Educação), 2015.

CASTELLS, M. 2009. A sociedade em rede. Rio de Janeiro, Paz &

Terra.

DEBORD, G. 1997. A sociedade do espetáculo. Tradução de Estela

dos Santos Abreu. Rio de Janeiro, Contraponto.

DEMARTINI, F. 2018. Fake news enviadas pelo WhatsApp já levaram a mais de 12 linchamentos na Índia. Disponível em: https://

canaltech.com.br/redes-sociais/fake-news-enviadas-pelo-whatsapp-ja-levaram-a-mais-de-12-linchamentos-na-india-116568/.

Acesso em: 05/02/2021.

ESTADO DE S. PAULO, O. 2018. Notícia falsa gera ameaças contra organização jesuíta que atende refugiados venezuelanos.

Disponível em: https://politica.estadao.com.br/blogs/estadao-

-verifica/noticia-falsa-gera-ameacas-contra-organizacao-jesuita-

-que-atende-refugiados-venezuelanos/. Acesso em: 22/05/2019.

FACT-CHECKING DAY. 2019. This cartoon has 7 tips for fact-checking online information. Disponível em: https://factcheckingday.

com/articles/24/this-cartoon-has-7-tips-for-fact-checking-online-

-information. Acesso em: 22/05/2019.

FERRARI, P. 2018. Como sair das bolhas. São Paulo, Educ/Armazém

da Cultura.

FERRARI, P. (org.). 2018. Fluido, fluxo. Porto Alegre, Editora Fi.

KAKUTANI, M. 2018. A morte da verdade. Tradução André Czarnobai, Marcela Duarte. Rio de Janeiro, Intrínseca.

KEYES, R. 2018. A era da pós-verdade: desonestidade e enganação

na vida contemporânea. Tradução Fábio Creder. Petrópolis, RJ,

Vozes.

LIPOVETSKY, G.; SERROY, J. 2011. A cultura-mundo: resposta a uma

sociedade desorientada. Tradução Maria Lúcia Machado. São

Paulo, Companhia das Letras.

MANOVICH, L. 2005. El lenguaje de los nuevos medios de comunicación: la imagen en la era digital. Buenos Aires, Paidós Comunicación.

MEMMOTT, Mark. 2013. 75 years ago, ‘War of the Worlds’

started a panic. Or did it? Disponível em: https://www.mtpr.

org/post/75-years-ago-war-worlds-started-panic-or-did-it. Acesso

em: 05/02/2021.

MERRIAM-WEBSTER. 2017. The real stor y of ‘fake news’.

Disponível em: https://www.merriam-webster.com/words-at-

-play/the-real-story-of-fake-news. Acesso em: 16/05/2018.

MITCHELL, M. 2009. Complexity: a guided tour. New York, Oxford

University Press.

NEWMAN, M. 2010. Networks: an introduction. New York, Oxford

University Press.

PARISER, E. 2012. O filtro invisível: O que a internet está escondendo de você. Rio de Janeiro, Zahar.

PEROSA, T. 2017. O império da pós-verdade. Disponível em: http://

epoca.globo.com/mundo/noticia/2017/04/o-imperio-da-pos-verdade.html. Acesso em: 20/12/2017.

RENO, D. 2013. Periodismo transmedia: miradas múltiplas. (Editor

Acadêmico). Rosario, Editorial Universidad del Rosario.

SANTAELLA, L. 2010. A ecologia pluralista da comunicação: Conectividade, mobilidade, ubiquidade. São Paulo, Paulus.

SANTAELLA, L. 2019. A pós-verdade é verdadeira ou falsa? Barueri,

SP, Estação das Letras e Cores.

SLOTERDJIK, P. 2000. Regras para o parque humano. São Paulo,

Estação Liberdade.

UNESCO. 2018. Journalism, fake news and disinformation. Disponí-

vel em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000265552.

Acesso em: 20/12/2017.

VEJA. 2018. Falha em vacinação ameaça erradicação de doen-

ças no Brasil. Disponível em: https://veja.abril.com.br/saude/

falha-em-vacinacao-ameaca-erradicacao-de-doencas-no-brasil/.

Acesso em: 10/04/2019.

YOUNG, P. 2009. Innovation diffusion in heterogeneous populations: Contagion, social influence, and social learning. The

American Economic Review, 99(5). Disponível em: http://www.

fdewb.unimaas.nl/meteor-seminar-et/spring-2008/papers-and-

-abstracts/Young-InnDiff21Sept07.pdf. Acesso em: 20/12/2017.

ZUCKERMAN, E. 2017. Mistrust, efficacy and the new civics:

understanding the deep roots of the crisis of faith in journalism.

Disponível em: https://medium.com/trust-media-and-democracy/mistrust-efficacy-and-the-new-civics-a-whitepaper-for-the-

-knight-foundation-7107de874250. Acesso em: 22/05/2019

Téléchargements

Publiée

2021-03-06

Comment citer

TEIXEIRA, P. F. Panorama da educação midiática em tempos de fake news: os Recursos Educacionais Abertos como boas práticas de literacia. Questões Transversais, São Leopoldo, Brasil, v. 8, n. 16, 2021. Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/questoes/article/view/18583. Acesso em: 20 mai. 2025.