Panorama da educação midiática em tempos de fake news: os Recursos Educacionais Abertos como boas práticas de literacia
Palabras clave:
fake news, literacia, educação, desinformação.Resumen
A sociedade vive um momento dramático com relação à confiança das informações
que consumimos. O desafio fica ainda mais difícil dentro do contexto da contemporaneidade em que a popularização de tecnologias pervasivas, como o big data e a inteligência artificial, favorece o compartilhamento e a potencialização de informações falsas ou distorcidas. A educação midiática constante é o melhor recurso contra as tecno-consequências das fake news. As reflexões propostas neste artigo elencam um inventário de boas práticas de literacia, seguindo os preceitos básicos dos Recursos Educacionais Abertos (REAs), lançados pela UNESCO, após aprovação pelos Estados membros da UNESCO na 40ª Conferência Geral da agência, em Paris, realizada em novembro de 2019.
Citas
AVAAZ. 2018. Pesquisa IDEIA Big Data/Avaaz. Disponível em:
https://avaazimages.avaaz.org/PO%20IDEIA%20-%20Relatorio%20AVAAZ_v2_PO%20version%20%281%29.pdf. Acesso em:
/02/2021.
BAUMAN, Z. 2007. Vida líquida. Rio de Janeiro, Zahar.
BBC NEWS. 2017. ‘Fake News’ é eleita palavra do ano e ganhará
menção em dicionário britânico. Disponível em: https://www.
bbc.com/portuguese/internacional-41843695. Acesso em:
/02/2021.
BENKLER, Y. 2006. The wealth of the networks: how social production transforms markets and freedom. London, Yale University
Press.
CARVALHO, R. 2015. Novela Gráfica: autobiografia e dessubjetiva-
ção. In: 6º SBECE 3º SIECE Educação Transgressão Narcisismo
(Seminário Brasileiro de Cultura e Educação e Seminário Internacional de Estudos Culturais e Educação), 2015.
CASTELLS, M. 2009. A sociedade em rede. Rio de Janeiro, Paz &
Terra.
DEBORD, G. 1997. A sociedade do espetáculo. Tradução de Estela
dos Santos Abreu. Rio de Janeiro, Contraponto.
DEMARTINI, F. 2018. Fake news enviadas pelo WhatsApp já levaram a mais de 12 linchamentos na Índia. Disponível em: https://
canaltech.com.br/redes-sociais/fake-news-enviadas-pelo-whatsapp-ja-levaram-a-mais-de-12-linchamentos-na-india-116568/.
Acesso em: 05/02/2021.
ESTADO DE S. PAULO, O. 2018. Notícia falsa gera ameaças contra organização jesuíta que atende refugiados venezuelanos.
Disponível em: https://politica.estadao.com.br/blogs/estadao-
-verifica/noticia-falsa-gera-ameacas-contra-organizacao-jesuita-
-que-atende-refugiados-venezuelanos/. Acesso em: 22/05/2019.
FACT-CHECKING DAY. 2019. This cartoon has 7 tips for fact-checking online information. Disponível em: https://factcheckingday.
com/articles/24/this-cartoon-has-7-tips-for-fact-checking-online-
-information. Acesso em: 22/05/2019.
FERRARI, P. 2018. Como sair das bolhas. São Paulo, Educ/Armazém
da Cultura.
FERRARI, P. (org.). 2018. Fluido, fluxo. Porto Alegre, Editora Fi.
KAKUTANI, M. 2018. A morte da verdade. Tradução André Czarnobai, Marcela Duarte. Rio de Janeiro, Intrínseca.
KEYES, R. 2018. A era da pós-verdade: desonestidade e enganação
na vida contemporânea. Tradução Fábio Creder. Petrópolis, RJ,
Vozes.
LIPOVETSKY, G.; SERROY, J. 2011. A cultura-mundo: resposta a uma
sociedade desorientada. Tradução Maria Lúcia Machado. São
Paulo, Companhia das Letras.
MANOVICH, L. 2005. El lenguaje de los nuevos medios de comunicación: la imagen en la era digital. Buenos Aires, Paidós Comunicación.
MEMMOTT, Mark. 2013. 75 years ago, ‘War of the Worlds’
started a panic. Or did it? Disponível em: https://www.mtpr.
org/post/75-years-ago-war-worlds-started-panic-or-did-it. Acesso
em: 05/02/2021.
MERRIAM-WEBSTER. 2017. The real stor y of ‘fake news’.
Disponível em: https://www.merriam-webster.com/words-at-
-play/the-real-story-of-fake-news. Acesso em: 16/05/2018.
MITCHELL, M. 2009. Complexity: a guided tour. New York, Oxford
University Press.
NEWMAN, M. 2010. Networks: an introduction. New York, Oxford
University Press.
PARISER, E. 2012. O filtro invisível: O que a internet está escondendo de você. Rio de Janeiro, Zahar.
PEROSA, T. 2017. O império da pós-verdade. Disponível em: http://
epoca.globo.com/mundo/noticia/2017/04/o-imperio-da-pos-verdade.html. Acesso em: 20/12/2017.
RENO, D. 2013. Periodismo transmedia: miradas múltiplas. (Editor
Acadêmico). Rosario, Editorial Universidad del Rosario.
SANTAELLA, L. 2010. A ecologia pluralista da comunicação: Conectividade, mobilidade, ubiquidade. São Paulo, Paulus.
SANTAELLA, L. 2019. A pós-verdade é verdadeira ou falsa? Barueri,
SP, Estação das Letras e Cores.
SLOTERDJIK, P. 2000. Regras para o parque humano. São Paulo,
Estação Liberdade.
UNESCO. 2018. Journalism, fake news and disinformation. Disponí-
vel em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000265552.
Acesso em: 20/12/2017.
VEJA. 2018. Falha em vacinação ameaça erradicação de doen-
ças no Brasil. Disponível em: https://veja.abril.com.br/saude/
falha-em-vacinacao-ameaca-erradicacao-de-doencas-no-brasil/.
Acesso em: 10/04/2019.
YOUNG, P. 2009. Innovation diffusion in heterogeneous populations: Contagion, social influence, and social learning. The
American Economic Review, 99(5). Disponível em: http://www.
fdewb.unimaas.nl/meteor-seminar-et/spring-2008/papers-and-
-abstracts/Young-InnDiff21Sept07.pdf. Acesso em: 20/12/2017.
ZUCKERMAN, E. 2017. Mistrust, efficacy and the new civics:
understanding the deep roots of the crisis of faith in journalism.
Disponível em: https://medium.com/trust-media-and-democracy/mistrust-efficacy-and-the-new-civics-a-whitepaper-for-the-
-knight-foundation-7107de874250. Acesso em: 22/05/2019
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Questões Transversais - Revista de Epistemologias da Comunicação o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).