O método cartográfico de Walter Benjamin

uma proposta para pesquisas em comunicação

Autori

DOI:

https://doi.org/10.4013/qt.2023.1122.01

Parole chiave:

cartografia, Walter Benjamin , comunicação

Abstract

O objetivo deste estudo é apresentar uma proposta de método cartográfico de pesquisas em comunicação inspirada em conceitos desenvolvidos por Walter Benjamin. Partimos da seguinte pergunta: quais fundamentos conceituais orientam essa abordagem e como a cartografia, entendida em seu viés metodológico, poderia ser aplicada em uma pesquisa no campo da comunicação? Na primeira parte do estudo, apontamos a relevância do método cartográfico para a área. Em seguida, apresentamos os conceitos que fundamentam o pensamento cartográfico de Benjamin e sugerimos um procedimento baseado em três etapas: a deambulação, a arqueologia e a montagem. Por fim, levantamos pontos de convergência e divergência na aplicação desse método, tendo em vista questões que afetam os estudos contemporâneos em comunicação.

Biografia autore

Daniel Melo Ribeiro, UFMG

Daniel Melo Ribeiro é professor adjunto do departamento de Comunicação Social da UFMG. Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP.  É co-lider do grupo MediaAção/UFMG (Grupo de pesquisas em Mídia, Semiótica e Pragmatismo) e membro do grupo de pesquisa CIEP/PUC-SP (Centro Internacional de Estudos Peirceanos). Interesses de pesquisa: visualização de dados, design de informação, semiótica e cartografia.

Pubblicato

2023-11-28

Come citare

MELO RIBEIRO, D. O método cartográfico de Walter Benjamin: uma proposta para pesquisas em comunicação. Questões Transversais, São Leopoldo, Brasil, v. 11, n. 22, 2023. DOI: 10.4013/qt.2023.1122.01. Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/questoes/article/view/26451. Acesso em: 9 mag. 2025.

Fascicolo

Sezione

Dossiê Cartografias da/na Comunicação - Parte 1