A mediatização do facto religioso, entre imediato e transcendente: o caso do Cristianismo na imprensa escrita de referência em Portugal
Parole chiave:
mediatização, religião, Cristianismo, PortugalAbstract
Este texto pretende apresentar uma síntese das principais conclusões de uma investigação sobre a mediatização da religião, evidenciando os resultados obtidos a partir de um estudo centrado no caso do Cristianismo nos principais títulos da imprensa escrita nacional de referência no contexto português. Nesta perspetiva, é analisado o processo de interação entre dois mundos bastante distintos, mas igualmente fundamentais para a compreensão do mundo complexo que é o nosso. Por um lado, o campo da religião, um domínio da ordem do sagrado, ligado às crenças, às práticas de fé, centrado numa linguagem simbólica e que é da ordem do transcendente. Por outro, o campo dos média e do jornalismo, um campo fundamental da dinâmica do espaço público contemporâneo, centrado numa lógica de funcionamento que privilegia a noção de acontecimento, de novidade – a notícia sendo sobretudo a narrativa de factos estritos de atualidade, através de uma linguagem concisa, um estilo direto, simples, um discurso da ordem da instantaneidade ou do imediato. Alguns dos muros e algumas das pontes de uma relação difícil mas inevitável entre estes dois universos – representados de um lado pelas fontes de informação religiosa e do outro pelos jornalistas – serão assim referidos.Downloads
Come citare
MARAT GRILO, M. R. A mediatização do facto religioso, entre imediato e transcendente: o caso do Cristianismo na imprensa escrita de referência em Portugal. Questões Transversais, São Leopoldo, Brasil, v. 5, n. 9, 2017. Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/questoes/article/view/14847. Acesso em: 6 mag. 2025.
Fascicolo
Sezione
Dossiê Temático
Licenza
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Questões Transversais - Revista de Epistemologias da Comunicação o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).