A mediatização do facto religioso, entre imediato e transcendente: o caso do Cristianismo na imprensa escrita de referência em Portugal
Mots-clés :
mediatização, religião, Cristianismo, PortugalRésumé
Este texto pretende apresentar uma síntese das principais conclusões de uma investigação sobre a mediatização da religião, evidenciando os resultados obtidos a partir de um estudo centrado no caso do Cristianismo nos principais títulos da imprensa escrita nacional de referência no contexto português. Nesta perspetiva, é analisado o processo de interação entre dois mundos bastante distintos, mas igualmente fundamentais para a compreensão do mundo complexo que é o nosso. Por um lado, o campo da religião, um domínio da ordem do sagrado, ligado às crenças, às práticas de fé, centrado numa linguagem simbólica e que é da ordem do transcendente. Por outro, o campo dos média e do jornalismo, um campo fundamental da dinâmica do espaço público contemporâneo, centrado numa lógica de funcionamento que privilegia a noção de acontecimento, de novidade – a notícia sendo sobretudo a narrativa de factos estritos de atualidade, através de uma linguagem concisa, um estilo direto, simples, um discurso da ordem da instantaneidade ou do imediato. Alguns dos muros e algumas das pontes de uma relação difícil mas inevitável entre estes dois universos – representados de um lado pelas fontes de informação religiosa e do outro pelos jornalistas – serão assim referidos.Téléchargements
Comment citer
MARAT GRILO, M. R. A mediatização do facto religioso, entre imediato e transcendente: o caso do Cristianismo na imprensa escrita de referência em Portugal. Questões Transversais, São Leopoldo, Brasil, v. 5, n. 9, 2017. Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/questoes/article/view/14847. Acesso em: 6 mai. 2025.
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