A Cartografia sensível na comunicação

apontamentos metodológicos

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.4013/qt.2024.1223.01

Mots-clés :

Cartografia Sensível, metodologia, comunicação

Résumé

Este artigo tem por objetivo a construção de uma Cartografia Sensível como proposta metodológica para a Comunicação Social. Buscamos desenvolver um método que mapeie os pontos de contato, de interação, com o objetivo de analisar o que promove o afeto entre um público e um produto midiático. Para isso, nos apoiamos na fenomenologia, suas técnicas metodológicas e categorias de análise, definindo, aqui, duas categorias para empreender a análise: temporalidade e cooperação; visto que ambas se relacionam de forma a moldar interações e relações. A metodologia proposta faz referência aos princípios rizomáticos de Deleuze e Guattari (2007), porém ancorada na cartografia proposta por  Martín-Barbero (2002), que possui como característica a fluidez.



Bibliographies de l'auteur

Jussia Ventura, UFPA

Doutora em Antropologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Pará (PPGSA/UFPA). Mestre em Comunicação pelo PPGCom/UFPA. Vice-coordenadora do Grupo de Pesquisa SISA (Sociabilidades, Intersubjetividades e Sensibilidades Amazônicas).

Lidia Rodarte, UFPA

Doutoranda do Curso de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia da Universidade Federal do Pará (PPGCom/UFPA), Mestre em Comunicação pelo PPGCom/UFPA. Integrante do Grupo de Pesquisa Narrativas Contemporâneas na Amazônia (Narramazônia).  E-mail: lidiakarolina@gmail.com

Téléchargements

Publiée

2024-01-10

Comment citer

VENTURA, J.; RODARTE, L. A Cartografia sensível na comunicação: apontamentos metodológicos. Questões Transversais, São Leopoldo, Brasil, v. 12, n. 23, 2024. DOI: 10.4013/qt.2024.1223.01. Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/questoes/article/view/26640. Acesso em: 29 avr. 2025.

Numéro

Rubrique

Dossiê Cartografias da/na Comunicação - Parte 2