A Cartografia sensível na comunicação
apontamentos metodológicos
DOI:
https://doi.org/10.4013/qt.2024.1223.01Palabras clave:
Cartografia Sensível, metodologia, comunicaçãoResumen
This article aims to build a Sensitive Cartography as a methodological proposal for Social Communication. We seek to develop a method that maps the points of contact, of interaction, with the objective of analyzing what promotes affection between an audience and a media product. For this, we rely on phenomenology, its methodological techniques and categories of analysis, defining here two categories to undertake the analysis: temporality and cooperation; since both are related in order to shape interactions and relationships. The proposed methodology makes reference to the rhizomatic principles of Deleuze and Guattari (2007), but anchored in the cartography proposed by Martín-Barbero (2002), which has fluidity as a characteristic.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Questões Transversais

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Questões Transversais - Revista de Epistemologias da Comunicação o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).