A possibilidade da Comunicação: articulações entre Bergson e Bachelard na Nova Teoria da Comunicação
DOI:
https://doi.org/10.4013/qt.2021.918.06Resumo
Ciro Marcondes Filho (*1948-†2020) levou a cabo o empreendimento de compreender a Comunicação em sua maioridade, como Ciência, e lançou as bases da Nova Teoria da Comunicação (NTC) que, por sua vez, assenta-se na epistemologia metapórica. Assumindo a comunicação como fenômeno raro, que é impossível de ser capturado por métodos científicos tradicionais, o métaporo – procedimento de pesquisa da NTC – liberta o pesquisador para vivenciar aquilo que não é um fenômeno de racionalização, mas de intuição, de apreensão sensível; Acontecimento comunicacional. Apresenta-se, neste artigo, dois princípios filosóficos nos quais se assenta a epistemologia metapórica, quais sejam – a duração em Bergson e o instante em Bachelard, para, na sequência, explicitarmos de que forma se dá a articulação entre eles no escopo da NTC.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Questões Transversais - Revista de Epistemologias da Comunicação o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).