Processo de midiatização e visibilidade

análise das ações do Ministério da Agricultura e Pecuária frente ao bloqueio de recursos do Plano Safra

Autores/as

  • Milena Carolina de Almeida Universidade Estadual Paulista
  • Caroline Kraus Luvizotto Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.4013/qt.2025.132402%20

Palabras clave:

comunicação, agronegócio, midiatização

Resumen

Em 20 de fevereiro de 2025, o Governo Federal anunciou a suspensão de novas contratações de financiamentos subvencionados pelo Plano Safra 2024/25, desencadeando reações imediatas por parte dos Stakeholders do agronegócio. O presente texto analisa as estratégias de comunicação adotadas pelo Ministério da Agricultura e Pecuária, órgão responsável pela mediação entre o governo e os agentes do setor agropecuário, frente à suspensão dos recursos. Os canais de comunicação digital do órgão foram analisados com base na metodologia de Análise de Conteúdo. Constatou-se que as estratégias de noticiamento refletem a influência do processo de midiatização sobre as ações institucionais e que a articulação entre visibilidade e invisibilização demonstra o reconhecimento e a apropriação de dinâmicas midiáticas pelo órgão.

Biografía del autor/a

Milena Carolina de Almeida, Universidade Estadual Paulista

Mestre em Comunicação pela Unesp e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Unesp. Bolsista da Fapesp. Membro do Centro de Ciência para o Desenvolvimento Smart B100 (CCDSB100).

Caroline Kraus Luvizotto, Universidade Estadual Paulista

Livre-docente em Comunicação e Cidadania. Doutora em Ciências Sociais. Docente permanente do Programa de PósGraduação em Comunicação da Unesp – Universidade Estadual Paulista.
Pesquisadora do Centro de Ciência para o Desenvolvimento Smart B100 (CCDSB100).

Publicado

2025-12-27

Cómo citar

DE ALMEIDA, M. C.; KRAUS LUVIZOTTO, C. Processo de midiatização e visibilidade: análise das ações do Ministério da Agricultura e Pecuária frente ao bloqueio de recursos do Plano Safra. Questões Transversais, São Leopoldo, Brasil, v. 13, n. 1, 2025. DOI: 10.4013/qt.2025.132402 . Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/questoes/article/view/29008. Acesso em: 28 dic. 2025.

Número

Sección

Dossiê Midiatização, Semiose e Comunicação: Mutações Globais