De novo, Barthes?
Enfim, Barthes! A atualidade de um percurso e de um discurso
DOI:
https://doi.org/10.4013/qt.2025.132408Palabras clave:
Roland Barthes, mito, acontecimento, morte do autor, inteligência artificialResumen
Partimos de uma articulação entre o percurso e o discurso de Roland Barthes, destacando aspectos de seu pensamento que podem contribuir com os estudos comunicacionais atuais. Ao articular com o contexto contemporâneo marcado sobretudo pelos ditames do consumo, da viralização e da automação, o presente artigo revisita algumas problemáticas barthesianas, frutíferas para pensar a contemporaneidade, a exemplo da morte do autor, do acontecimento mediático e do mito. Trabalhamos tais conceitos à luz de tensões atuais em torno da digitalização da cultura e de alguns de seus principais fenômenos: multiplicação de emissores, redes sociais digitais e ferramentas de Inteligência Artificial. A obra de Barthes convoca
múltiplos deslocamentos investigativos e aponta para mudanças de paradigma, sempre confrontando o status quo do fazer científico e a hegemonia política e cultural de seu tempo.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Questões Transversais

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Questões Transversais - Revista de Epistemologias da Comunicação o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).