Cartografia, comunicação e juventudes
processos de um percurso metodológico
DOI:
https://doi.org/10.4013/qt.2023.1122.08Palabras clave:
cartografia cognitiva , juventudes , cotidiano , mídias , comunicaçãoResumen
Compartilhamos aqui uma análise de percurso metodológico a partir do registro de experiências pela cartografia cognitiva nos estudos sobre Comunicação e juventudes, em uma pesquisa-intervenção que segue em atividade. Este estudo faz parte de um projeto maior que busca compreender que tipo de mídias são mais efetivas ao público jovem contemporâneo, considerando consumo, credibilidade, informação e afetação. Os primeiros passos da pesquisa incluíram o recrutamento de cinco informantes entre 16 e 18 anos, o acompanhamento de suas redes sociais digitais e entrevistas abertas em profundidade. A partir das verificações iniciais, nossa hipótese é de que a relação dos jovens com as mídias informativas vem se transformando de modo que a compreensão do que é notícia e das formas de acesso à informação tornam-se mais personalistas e integradas no fluxo midiatizado cotidiano. Já a abordagem cartográfica tem se provado útil no acompanhamento e interpretação destes processos que seguem em mutação.
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