Processo de midiatização e visibilidade
análise das ações do Ministério da Agricultura e Pecuária frente ao bloqueio de recursos do Plano Safra
DOI:
https://doi.org/10.4013/qt.2025.132402%20Palavras-chave:
comunicação, agronegócio, midiatizaçãoResumo
Em 20 de fevereiro de 2025, o Governo Federal anunciou a suspensão de novas contratações de financiamentos subvencionados pelo Plano Safra 2024/25, desencadeando reações imediatas por parte dos Stakeholders do agronegócio. O presente texto analisa as estratégias de comunicação adotadas pelo Ministério da Agricultura e Pecuária, órgão responsável pela mediação entre o governo e os agentes do setor agropecuário, frente à suspensão dos recursos. Os canais de comunicação digital do órgão foram analisados com base na metodologia de Análise de Conteúdo. Constatou-se que as estratégias de noticiamento refletem a influência do processo de midiatização sobre as ações institucionais e que a articulação entre visibilidade e invisibilização demonstra o reconhecimento e a apropriação de dinâmicas midiáticas pelo órgão.
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