De novo, Barthes?

Enfim, Barthes! A atualidade de um percurso e de um discurso

Autores

  • Giovandro Marcus Ferreira Universidade Federal da Bahia
  • Bruna Couto Rocha Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.4013/qt.2025.132408

Palavras-chave:

Roland Barthes, mito, acontecimento, morte do autor, inteligência artificial

Resumo

Partimos de uma articulação entre o percurso e o discurso de Roland Barthes, destacando aspectos de seu pensamento que podem contribuir com os estudos comunicacionais atuais. Ao articular com o contexto contemporâneo marcado sobretudo pelos ditames do consumo, da viralização e da automação, o presente artigo revisita algumas problemáticas barthesianas, frutíferas para pensar a contemporaneidade, a exemplo da morte do autor, do acontecimento mediático e do mito. Trabalhamos tais conceitos à luz de tensões atuais em torno da digitalização da cultura e de alguns de seus principais fenômenos: multiplicação de emissores, redes sociais digitais e ferramentas de Inteligência Artificial. A obra de Barthes convoca
múltiplos deslocamentos investigativos e aponta para mudanças de paradigma, sempre confrontando o status quo do fazer científico e a hegemonia política e cultural de seu tempo.

Biografia do Autor

Giovandro Marcus Ferreira, Universidade Federal da Bahia

Professor Titular da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia, na qual integra o corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas e coordena o Centro de Estudo e Pesquisa em Análise do Discurso e Midia (CEPAD) e o Centro de Estudo em Comunicação, Democracia e Cidadania (CCDC). Doutor em Ciências da Informação Medias, no Instituto Francês de Imprensa e Comunicação (Universidade Paris 2 Panthéon-Assas).

Bruna Couto Rocha , Universidade Federal da Bahia

Jornalista. Doutoranda em Comunicação e Culturas Contemporâneas (PósCom/UFBA). Pesquisadora do Centro de Estudo e Pesquisa em Análise do Discurso e Mídia (CEPAD/UFBA).

Downloads

Publicado

2025-12-27

Como Citar

FERREIRA, G. M.; COUTO ROCHA , B. De novo, Barthes? Enfim, Barthes! A atualidade de um percurso e de um discurso. Questões Transversais, São Leopoldo, Brasil, v. 13, n. 1, 2025. DOI: 10.4013/qt.2025.132408. Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/questoes/article/view/29006. Acesso em: 28 dez. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Midiatização, Semiose e Comunicação: Mutações Globais