Cartografias e geopoéticas
grafias e poéticas de mundos-mais-que-humanos
DOI:
https://doi.org/10.4013/qt.2024.1223.07Palavras-chave:
cartografia crítica , geopoéticas , mundos-mais-que-humanos , arte contemporâneaResumo
O artigo aproxima o campo das cartografias do campo das geopoéticas, demarcando conceitualmente um modo de ser das cartografias críticas como geopoéticas de espacialização da informação. Estas se apresentam como dispositivos para visibilização de processos socioespaciais emergentes e conformações de mundos mais-que-humanos tornadas invisíveis pelas lógicas consensuais. Neste sentido, referenciais teóricos e práticas cartográficas recentes são tecidos para apresentar experimentações conceituais e artísticas comprometidas com outras cartografias e formas de ver o mundo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Questões Transversais

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Questões Transversais - Revista de Epistemologias da Comunicação o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).