A possibilidade da Comunicação: articulações entre Bergson e Bachelard na Nova Teoria da Comunicação
DOI:
https://doi.org/10.4013/qt.2021.918.06Resumen
Ciro Marcondes Filho (* 1948- † 2020) llevó a cabo la tarea de entender la Comunicación en su mayoría, como Ciencia, y sentó las bases de la Nueva Teoría de la Comunicación (NTC), que a su vez se fundamenta en la epistemología metafórica. Asumiendo la comunicación como un fenómeno raro, imposible de captar por métodos científicos tradicionales, el metaporo - procedimiento de investigación NTC - libera al investigador para experimentar lo que no es un fenómeno de racionalización, sino de intuición, de aprehensión sensible; Evento comunicacional. Este artículo presenta dos principios filosóficos en los que se basa la epistemología metafórica, a saber, la duración en Bergson y el instante en Bachelard, para luego explicar cómo se produce la articulación entre ellos en el ámbito de la NTC.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Questões Transversais - Revista de Epistemologias da Comunicação o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).