Participação política via consumo: os vínculos históricos entre os movimentos associativos, cooperativos e de comércio justo e o consumerismo
DOI:
https://doi.org/10.4013/otra.2013.713.02Palavras-chave:
consumerismo, cooperativismo, comércio justo.Resumo
A ascensão de diferentes discursos e práticas sobre novos modos e modelos de consumo, como o consumerismo político, fez com que eles fossem analisados enquanto propostas que buscam politizar de diferentes maneiras as práticas de consumo, destacando-as enquanto novos espaços potenciais para a participação política. Neste sentido, o presente artigo busca discutir sobre o relacionamento e vinculação histórica entre as práticas de consumo como forma de ação política e o associativismo e o cooperativismo, juntamente com o movimento de comércio justo. Ademais, neste trabalho busca-se identifi car como estes movimentos se utilizaram do consumo para suas pautas e de que forma, atualmente, as iniciativas de comércio justo compreendem os consumidores enquanto potenciais agentes políticos.
Palavras-chave: consumerismo, cooperativismo, comércio justo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Otra Economía o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Otra Economía acima explicitadas.