Participação política via consumo: os vínculos históricos entre os movimentos associativos, cooperativos e de comércio justo e o consumerismo
DOI:
https://doi.org/10.4013/otra.2013.713.02Palabras clave:
consumerismo, cooperativismo, comércio justo.Resumen
A ascensão de diferentes discursos e práticas sobre novos modos e modelos de consumo, como o consumerismo político, fez com que eles fossem analisados enquanto propostas que buscam politizar de diferentes maneiras as práticas de consumo, destacando-as enquanto novos espaços potenciais para a participação política. Neste sentido, o presente artigo busca discutir sobre o relacionamento e vinculação histórica entre as práticas de consumo como forma de ação política e o associativismo e o cooperativismo, juntamente com o movimento de comércio justo. Ademais, neste trabalho busca-se identifi car como estes movimentos se utilizaram do consumo para suas pautas e de que forma, atualmente, as iniciativas de comércio justo compreendem os consumidores enquanto potenciais agentes políticos.
Palavras-chave: consumerismo, cooperativismo, comércio justo.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Esta revista ofrece acceso libre inmediato a su contenido, siguiendo el principio de que La disponibilización gratuita del conocimiento científico al público proporciona mayor democratización mundial del conocimiento.