Distribuição espacial e temporal de uma comunidade de anuros do município de Morrinhos, Goiás, Brasil (Amphibia: Anura)
Resumo
Neste trabalho, foram estudadas a ocorrência espacial e temporal das espécies de anuros da Fazenda Paraíso (17º87’27"S, 49º23’51"W), Município de Morrinhos, Goiás, Brasil. As visitas mensais, com duração de três noites cada, foram realizadas entre outubro de 2004 e setembro de 2005. As observações naturalísticas ocorreram das 18:00 horas até aproximadamente 01:00 hora. Foram encontradas 26 espécies pertencentes as seguintes famílias: Bufonidae (02), Hylidae (11), Leptodactylidae (11) e Microhylidae (02). Destas, 25 foram encontradas em atividade de vocalização. O número de espécies foi positivamente correlacionado com a temperatura e com a pluviosidade. Houve sobreposição espacial e temporal entre as espécies. A maioria das espécies apresentou reprodução prolongada, vocalizando em grande parte do ano.
Palavras-chave: anuros, distribuição espacial, distribuição temporal.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Neotropical Biology and Conservation o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Neotropical Biology and Conservation acima explicitadas.