A concorrência por lugares entre as mídias jornalísticas impressas revelada no discurso autorreferencial
DOI:
https://doi.org/10.4013/931Resumo
Considerando o contexto da midiatização, propomos reconhecer quais os lugares concorridos pelas mídias jornalísticas impressas de Santa Maria (RS), por meio do estudo das estratégias de produção de sentidos no discurso autorreferencial dos jornais A Razão e Diário de Santa Maria, no período de campanha para as eleições municipais de 2008. Para tanto, utilizamos como embasamento teórico-metodológico a Análise do Discurso de linha francesa. A partir da análise, observamos que, por meio de estratégias autorreferenciais, os jornais concorrem pelo lugar de enunciadores legítimos na sociedade midiatizada e que as mudanças desta impulsionam a transformação do lugar de enunciador do jornalismo. Com isso, a pesquisa aponta para a necessidade de repensar essa lógica autorreferencial do jornalismo atual, para que este assuma o papel de agente democrático no espaço público midiatizado.
Palavras-chave: midiatização, produção de sentidos, estratégias discursivas autorreferenciais.
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