A comunicação silenciosa do Google sobre o PL 2630/2020:
midiatização discursiva contra a regulamentação de difusão da informação na ambiência digital
DOI:
https://doi.org/10.4013/fem.2024.262.06Resumo
“Como o PL 2630 pode piorar a sua internet” é o título de uma das peças de branded content produzida e veiculada pelo Google em 2023, no panorama midiatizado de discussão sociopolítica do Projeto de Lei (PL) 2630/20. Neste contexto, o artigo tem o objetivo de compreender se/como a circulação do discurso, aparentemente sem pretensão financeira, aliado ao monopólio de poder e domínio tecnológico, poderia constituir, de maneira silenciosa, subterfúgios para a legitimação dos interesses de mercado da corporação. Procurou-se identificar os efeitos de sentido presentes na campanha de comunicação publicitária contra o Projeto de Lei, a partir da análise discursiva — com base na Linha Francesa — do anúncio sobre o PL das Fake News, inserido na página inicial do site de buscas. Notou-se que, ao articular dinâmicas de produção e circulação de conteúdos relacionados à temática da regulamentação, houve uso de estratégias textuais características da desinformação, além da circunscrição do PL em uma Formação Discursiva que pressupõe subserviência legislativa aos interesses dos conglomerados empresariais.
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