A comunicação silenciosa do Google sobre o PL 2630/2020:

midiatização discursiva contra a regulamentação de difusão da informação na ambiência digital

Autores

  • Karen de Paula Santos Universidade Federal Fluminense
  • Patrícia Gonçalves Saldanha Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense (UFF) https://orcid.org/0000-0002-7041-129X

DOI:

https://doi.org/10.4013/fem.2024.262.06

Resumo

“Como o PL 2630 pode piorar a sua internet” é o título de uma das peças de branded content produzida e veiculada pelo Google em 2023, no panorama midiatizado de discussão sociopolítica do Projeto de Lei (PL) 2630/20. Neste contexto, o artigo tem o objetivo de compreender se/como a circulação do discurso, aparentemente sem pretensão financeira, aliado ao monopólio de poder e domínio tecnológico, poderia constituir, de maneira silenciosa, subterfúgios para a legitimação dos interesses de mercado da corporação. Procurou-se identificar os efeitos de sentido presentes na campanha de comunicação publicitária contra o Projeto de Lei, a partir da análise discursiva — com base na Linha Francesa — do anúncio sobre o PL das Fake News, inserido na página inicial do site de buscas. Notou-se que, ao articular dinâmicas de produção e circulação de conteúdos relacionados à temática da regulamentação, houve uso de estratégias textuais características da desinformação, além da circunscrição do PL em uma Formação Discursiva que pressupõe subserviência legislativa aos interesses dos conglomerados empresariais.

Biografia do Autor

Karen de Paula Santos, Universidade Federal Fluminense

Possui Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano pela Universidade Federal Fluminense (PPGMC/UFF) e Graduação em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda (UFF). Pesquisa novas abordagens publicitárias na sociedade contemporânea, com enfoque nos aspectos tecnointerativos e midiatizados que permeiam o cotidiano. Membro do Laboratório de Investigação em Comunicação Comunitária e Publicidade Social (Laccops) e do Laboratório de Pesquisa em Comunicação, Culturas Políticas e Economia da Colaboração (coLAB). Atua como publicitária na fundação Instituto Ver e Viver, missão corporativa do Grupo EssilorLuxottica, no segmento de responsabilidade social e sustentabilidade. Professora voluntária no curso preparatório social on-line A.Qua, vinculado à Associação Quality. Possui experiência na área de Redação publicitária, Comunicação visual e Mídias digitais, além de possuir formação tecnológica em Edificações.

Patrícia Gonçalves Saldanha, Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Profª Drª Associada 3 e atual Coordenadora do Curso de Comunicação Social e Publicidade e Propaganda da Universidade Federal Fluminense e membro Permanente do PPGMC - UFF (Programa de Pós-graduação em Mídia e Cotidiano). Fundadora e atual Líder do LACCOPS (Laboratório de Investigação em Comunicação Comunitária e Publicidade Social). Vice-Coordenadora do GT de Cidadania do ALAIC (2012-2016), Coordenadora do GT de Cidadania do ALAIC (2016-2018), Coordenadora do Intercom Jr. Publicidade. (2015). Coordenadora do Intercom Jr. Cidadania(2016-2018). Experiência na área de Comunicação, com ênfase em Publicidade e Propaganda e Comunicação Comunitária. Coordenação de Eventos e Editoração e Produção Audiovisual, atuando principalmente nos seguintes temas: inclusão humanista no social, comunicação contra-hegemônica, Publicidade Social (comunitária, afirmativa, de interesse público, transversal, de causa), Planejamento Estratégico e de Campanha Publicitária. Membro fundadora do INPECC (Instituto Nacional de Pesquisa em Comunicação Comunitária). Mestrado em Comunicação e Cultura (2003) e doutorado em Comunicação e Cultura (2009) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Atual Pós-doc em Comunicação e Cultura (Publicidade Sensorial), além de especializações no Baruch College (NY/EUA). Com forte atuação na estruturação e na vice-coordenação do LECC (Laboratório de Estudos em Comunicação Comunitária/ECO/UFRJ): na organização dos Encontros Bienais, palestras bimensais e atividades realizadas pelos Grupo de Estudos durante 10 anos. Graduação em Publicidade e Propaganda com significativa experiência no mercado profissional, além de larga experiência docente em Universidades Públicas e Privadas, com participação em bancas de graduação, mestrado e doutorado e orientações monográficas e de dissertações. Com publicação de artigos em Periódicos e em anais de eventos acadêmicos Nacionais e Internacionais.

Downloads

Publicado

2024-11-23