Google's silent communication about 2630/20 Bill:

discursive mediatization against the regulation of information dissemination in the digital environment

Authors

DOI:

https://doi.org/10.4013/fem.2024.262.06

Abstract

How 2630 Bill can make your internet worse ("Como o PL 2630 pode piorar a sua internet") is the title of one of the branded content advertisements produced and broadcast by Google in 2023, in the media landscape of the socio-political discussion of 2630/20 Bill (PL 2630/20). In this context, the article aims to understand if/how the circulation of discourse, apparently without financial pretension, combined with the monopoly of power and technological dominance, could silently constitute subterfuges for the legitimization of the corporation's market interests. The aim was to identify the effects of meaning present in the advertising campaign against the Bill, based on a discursive analysis — based on the French Line — of the ad about the Fake News Bill inserted on the search engine's homepage. It became clear that, in articulating the dynamics of production and circulation of content related to the issue of regulation, there was use of textual strategies characteristic of disinformation, as well as the circumscription of the Bill in a Discursive Formation that presupposes legislative subservience to the interests of business conglomerates.

Author Biographies

Karen Santos, Universidade Federal Fluminense

Possui Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano pela Universidade Federal Fluminense (PPGMC/UFF) e Graduação em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda (UFF). Pesquisa novas abordagens publicitárias na sociedade contemporânea, com enfoque nos aspectos tecnointerativos e midiatizados que permeiam o cotidiano. Membro do Laboratório de Investigação em Comunicação Comunitária e Publicidade Social (Laccops) e do Laboratório de Pesquisa em Comunicação, Culturas Políticas e Economia da Colaboração (coLAB). Atua como publicitária na fundação Instituto Ver e Viver, missão corporativa do Grupo EssilorLuxottica, no segmento de responsabilidade social e sustentabilidade. Professora voluntária no curso preparatório social on-line A.Qua, vinculado à Associação Quality. Possui experiência na área de Redação publicitária, Comunicação visual e Mídias digitais, além de possuir formação tecnológica em Edificações.

Patrícia Saldanha, Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Profª Drª Associada 3 e atual Coordenadora do Curso de Comunicação Social e Publicidade e Propaganda da Universidade Federal Fluminense e membro Permanente do PPGMC - UFF (Programa de Pós-graduação em Mídia e Cotidiano). Fundadora e atual Líder do LACCOPS (Laboratório de Investigação em Comunicação Comunitária e Publicidade Social). Vice-Coordenadora do GT de Cidadania do ALAIC (2012-2016), Coordenadora do GT de Cidadania do ALAIC (2016-2018), Coordenadora do Intercom Jr. Publicidade. (2015). Coordenadora do Intercom Jr. Cidadania(2016-2018). Experiência na área de Comunicação, com ênfase em Publicidade e Propaganda e Comunicação Comunitária. Coordenação de Eventos e Editoração e Produção Audiovisual, atuando principalmente nos seguintes temas: inclusão humanista no social, comunicação contra-hegemônica, Publicidade Social (comunitária, afirmativa, de interesse público, transversal, de causa), Planejamento Estratégico e de Campanha Publicitária. Membro fundadora do INPECC (Instituto Nacional de Pesquisa em Comunicação Comunitária). Mestrado em Comunicação e Cultura (2003) e doutorado em Comunicação e Cultura (2009) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Atual Pós-doc em Comunicação e Cultura (Publicidade Sensorial), além de especializações no Baruch College (NY/EUA). Com forte atuação na estruturação e na vice-coordenação do LECC (Laboratório de Estudos em Comunicação Comunitária/ECO/UFRJ): na organização dos Encontros Bienais, palestras bimensais e atividades realizadas pelos Grupo de Estudos durante 10 anos. Graduação em Publicidade e Propaganda com significativa experiência no mercado profissional, além de larga experiência docente em Universidades Públicas e Privadas, com participação em bancas de graduação, mestrado e doutorado e orientações monográficas e de dissertações. Com publicação de artigos em Periódicos e em anais de eventos acadêmicos Nacionais e Internacionais.

Published

2024-11-23