Timbragem e criação de afetos no rock independente brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.4013/fem.2023.251.12Resumo
Objetivando compreender potencialidades comunicacionais e afetivas da música, observamos a formação de blocos de sensação que provocam a percepção a franquear limiares de êxtase e de transe, responsáveis também por potencializar sentidos e criação de perceptos durante performances musicais. Entrevistamos integrantes de bandas independentes brasileiras ativas entre 2015 e 2020 e analisamos registros fonográficos e shows ao vivo publicados no Youtube. Em seguida, descrevemos os processos de singularização via timbragem desenvolvidos. Os resultados sugerem que os blocos de sensação analisados, surgidos da interação de elementos humanos e não-humanos, expandem a virtualidade do timbre e potencializam estéticas e políticas no âmbito do rock independente brasileiro.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos acima explicitadas.