Fandom e clubes de leitura online:

uma análise da competência midiática dos leitores no projeto “Hogwarts, Mil Histórias”

Autores

  • Vanessa Martins Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Victor Menezes Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.4013/fem.2023.251.06

Resumo

Ao longo da história, clubes de leitura tiveram diversos propósitos para os integrantes e seus encontros migraram de grandes salões para o ciberespaço (Rehberg Sedo, 2003; 2011, Fuller; Rehberg Sedo, 2013). Apresentando características que levam em conta os ambientes e os interesses dos sujeitos envolvidos, encontram na ambiência digital amplo espaço para sua disseminação. Assim, este artigo tem como objetivo analisar a competência midiática de fãs e leitores de Harry Potter que participaram da primeira temporada do clube de leitura online “Hogwarts, Mil Histórias”, projeto desenvolvido durante a pandemia da COVID-19. A competência midiática tem o propósito de auxiliar no desenvolvimento de cidadãos em seu compromisso social e cultural (Ferrés e Piscitelli, 2015). Para tal, foi aplicado um questionário em dez participantes voluntários do clube analisando as dimensões da competência midiática que estão em operação nos ambientes interacionais, a partir da proposta teórico-metodológica de Ferrés e Piscitelli (2015). Conclui-se que habilidades de ordem técnica não são um problema para os leitores participantes da pesquisa, mas a compreensão da vasta gama que engloba produções midiáticas e de seus efeitos necessita de maior desenvolvimento.

Biografia do Autor

Vanessa Martins, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutoranda e Mestra em Comunicação pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (PPGCOM/UFJF). É integrante do grupo de pesquisa “Narrativas Midiáticas e Dialogias” (CNPq/UFJF) e bolsista de Pós-graduação (CAPES). vanessacoutinhomartins@gmail.com 

Victor Menezes, Universidade Estadual de Campinas

Doutorando em Gerontologia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Historiador e Mestre em História Cultural também pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atua como instrutor no Programa UniversIDADE da UNICAMP, projeto de extensão voltado para pessoas da meia e terceira idade. henrique.menezes92@gmail.com

Downloads

Publicado

2023-06-21

Edição

Seção

Artigos de Temáticas Livres