Fandom e clubes de leitura online:
uma análise da competência midiática dos leitores no projeto “Hogwarts, Mil Histórias”
DOI:
https://doi.org/10.4013/fem.2023.251.06Resumo
Ao longo da história, clubes de leitura tiveram diversos propósitos para os integrantes e seus encontros migraram de grandes salões para o ciberespaço (Rehberg Sedo, 2003; 2011, Fuller; Rehberg Sedo, 2013). Apresentando características que levam em conta os ambientes e os interesses dos sujeitos envolvidos, encontram na ambiência digital amplo espaço para sua disseminação. Assim, este artigo tem como objetivo analisar a competência midiática de fãs e leitores de Harry Potter que participaram da primeira temporada do clube de leitura online “Hogwarts, Mil Histórias”, projeto desenvolvido durante a pandemia da COVID-19. A competência midiática tem o propósito de auxiliar no desenvolvimento de cidadãos em seu compromisso social e cultural (Ferrés e Piscitelli, 2015). Para tal, foi aplicado um questionário em dez participantes voluntários do clube analisando as dimensões da competência midiática que estão em operação nos ambientes interacionais, a partir da proposta teórico-metodológica de Ferrés e Piscitelli (2015). Conclui-se que habilidades de ordem técnica não são um problema para os leitores participantes da pesquisa, mas a compreensão da vasta gama que engloba produções midiáticas e de seus efeitos necessita de maior desenvolvimento.
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