Aspectos históricos do gerenciamento do Arroio Pampa na bacia hidrográfica do Rio dos Sinos
DOI:
https://doi.org/10.4013/4967Resumo
As interações entre a sociedade humana ou meio antrópico, com os meios físico e biológico, tem sido marcada por simplificações e por uma visão arrogante e pretensiosa de que a sociedade humana tudo pode sobre os meios físico e biológico. Este trabalho apresenta a evolução da interação entre um manancial hídrico superficial de pequeno porte, denominado Arroio Pampa, na cidade de Novo Hamburgo e os processos antrópicos de urbanização. A presença da sociedade humana traz impactos ambientais relevantes ao curso de água, com grande poluição de carga orgânica, resultante de esgotos domésticos e poluição industrial, pois o corpo de água é receptor de efluentes industriais tratados e não tratados. A presença da captação de água de Novo Hamburgo a jusante da confluência do Arroio Pampa com o Rio dos Sinos e a tendência cega de utilizar todas as áreas das planícies de inundação dos cursos de água, são narradas dentro de uma perspectiva de evolução histórica do Arroio Pampa.
Palavras-chave: água, desenvolvimento, recursos hídricos.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Estudos Tecnológicos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Estudos Tecnológicos acima explicitadas.