Percepção do consumidor com relação à embalagem de pescado: estudo de caso com os alunos do curso de Engenharia de Alimentos
DOI:
https://doi.org/10.4013/4962Resumo
Este trabalho apresenta um estudo sobre o comportamento de compra do consumidor de alimentos, a preocupação com a procedência dos alimentos, seus reflexos sobre a saúde e meio ambiente, e qual o perfil do consumidor que poderá contribuir mais para o desenvolvimento de inovações no setor de embalagens para pescado. O público alvo da pesquisa compreendeu os alunos do curso de Engenharia de Alimentos do Instituto de Ciência e Tecnologia de Alimentos (ICTA/UFRGS) e permitiu concluir, com base nas entrevistas, que existe a preocupação com a conservação dos recursos naturais e com a minimização dos impactos ambientais, através do uso de embalagens ecologicamente corretas e que as embalagens individuais vêm de encontro com a perda de alimento devido ao tamanho inadequado das embalagens. Esta pesquisa pretendeu contribuir para os estudos de ergonomia de produto, especificamente em relação ao produto embalagem para pescado, ao estabelecer que é possível investigar a conformidade ergonômica da embalagem de consumo, a partir de critérios de avaliação baseados nos requisitos ergonômicos informacionais.
Palavras-chave: pescado, embalagem de pescado, rotulagem, ergonomia.Downloads
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