REFERENCIAÇÃO E ENSINO DE LEITURA: CONTRIBUIÇÕES PARA A COMPREENSÃO DE TEXTOS DE ALUNOS DA EJA

Autores

  • Allan Andrade Linhares PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO

DOI:

https://doi.org/10.4013/9513

Palavras-chave:

Construção da referência, Leitura, Sentidos

Resumo

Sabemos que os referentes não são simples rótulos que designam as coisas do mundo, mas são construídos e reconstruídos no e pelo discurso, segundo os propósitos dos sujeitos. Este estudo amparando-se em uma perspectiva sociocognitivo- interacional, a qual concebe o texto como o lugar da interação e construção dos sentidos, em que os sujeitos são ativos, atores e construtores sociais (Koch ,2007; Koch; Cunha-Lima, 2009) e de referência como um processo (Mondada e Dubois, 2003; Koch, 2005, 2007; Apothéloz e Reicheler-Béguelin, 1995), propõe-se investigar as estratégias empregadas pelo professor para o ensino de leitura. Para tanto, analisamos os passos seguidos por uma professora do 4º ciclo da modalidade EJA para trabalhar com a construção da referência na discussão de um texto durante uma aula de leitura. Nosso corpus é constituído pela transcrição da aula gravada em áudio e notas de campo. O corpus analisado neste trabalho mostrou-nos que a professora, na condução da aula de leitura, não considera como a referência é construída dentro do texto.

Biografia do Autor

Allan Andrade Linhares, PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO

É graduado em Letras pela Universidade Estadual do Piauí (2004); doutorando em Língua Portuguesa pela PUC/SP; tem mestrado em Letras pela Universade Federal do Piauí (UFPI), área de concentração Estudos de Linguagem (2012). Atualmente é professor do Curso de Turismo da Universidade Federal do Piauí e do Curso de Pedagogia da Faculdade Maurício de Nassau, é professor efetivo de Língua Portuguesa da Secretaria de Educação do Estado do Piauí e de Cursos Preparatórios para Concursos e Vestibulares .Foi professor substituto da Universidade Estadual do Piauí e do Instituto Federal de Educação Tecnológica do Piauí. Desenvolve pesquisas em ensino de leitura, formação do professor e letramento. Tem experiência nas áreas de Linguistica do texto, Análise do Discurso, Semântica e Pragmática.

Downloads

Publicado

2016-08-26