REFERENCIAÇÃO E ENSINO DE LEITURA: CONTRIBUIÇÕES PARA A COMPREENSÃO DE TEXTOS DE ALUNOS DA EJA
DOI:
https://doi.org/10.4013/9513Keywords:
Construção da referência, Leitura, SentidosAbstract
Sabemos que os referentes não são simples rótulos que designam as coisas do mundo, mas são construídos e reconstruídos no e pelo discurso, segundo os propósitos dos sujeitos. Este estudo amparando-se em uma perspectiva sociocognitivo- interacional, a qual concebe o texto como o lugar da interação e construção dos sentidos, em que os sujeitos são ativos, atores e construtores sociais (Koch ,2007; Koch; Cunha-Lima, 2009) e de referência como um processo (Mondada e Dubois, 2003; Koch, 2005, 2007; Apothéloz e Reicheler-Béguelin, 1995), propõe-se investigar as estratégias empregadas pelo professor para o ensino de leitura. Para tanto, analisamos os passos seguidos por uma professora do 4º ciclo da modalidade EJA para trabalhar com a construção da referência na discussão de um texto durante uma aula de leitura. Nosso corpus é constituído pela transcrição da aula gravada em áudio e notas de campo. O corpus analisado neste trabalho mostrou-nos que a professora, na condução da aula de leitura, não considera como a referência é construída dentro do texto.Downloads
Published
2016-08-26
Issue
Section
Article
License
I grant the journal Entrelinhas the first publication of my article, licensed under Creative Commons Attribution license (which allows sharing of work, recognition of authorship and initial publication in this journal).
I confirm that my article is not being submitted to another publication and has not been published in its entirely on another journal. I take full responsibility for its originality and I will also claim responsibility for charges from claims by third parties concerning the authorship of the article.
I also agree that the manuscript will be submitted according to the journal’s publication rules described above.