Interdisciplinaridade em Arte: reflexões sobre os anos iniciais do Ensino Fundamental a partir da perspectiva social-realista
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2025.291.14Palavras-chave:
Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Interdisciplinaridade em Arte, Realismo SocialResumo
Este artigo objetiva refletir acerca da interdisciplinaridade no ensino escolar de Arte, bem como da formação docente apta para tal, norteando-se pela questão: se a função social da escola é possibilitar aos alunos o contato com conhecimentos capazes de ampliar sua compreensão de mundo, como explorar o potencial enriquecedor das propostas artísticas interdisciplinares? Como método, vale-se da análise documental de produções acadêmicas acerca da interdisciplinaridade no ensino de Arte e dos distintos entendimentos e ambiguidades sobre o tema presentes em documentos normativos. São também apresentadas possibilidades interdisciplinares em Arte que, ancoradas em referenciais teóricos da perspectiva social-realista, procuram mover-se entre as fronteiras das linguagens, reconhecendo-se e respeitando-se, contudo, suas especificidades curriculares, metodológicas e avaliativas. Almeja-se que essa discussão traga pistas para a continuidade de diálogos e investigações sobre o tema.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Educação Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Educação Unisinos acima explicitadas.