Interdisciplinaridade em Arte: reflexões sobre os anos iniciais do Ensino Fundamental a partir da perspectiva social-realista

Authors

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2025.291.14

Keywords:

Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Interdisciplinaridade em Arte, Realismo Social

Abstract

Este artigo objetiva refletir acerca da interdisciplinaridade no ensino escolar de Arte, bem como da formação docente apta para tal, norteando-se pela questão: se a função social da escola é possibilitar aos alunos o contato com conhecimentos capazes de ampliar sua compreensão de mundo, como explorar o potencial enriquecedor das propostas artísticas interdisciplinares? Como método, vale-se da análise documental de produções acadêmicas acerca da interdisciplinaridade no ensino de Arte e dos distintos entendimentos e ambiguidades sobre o tema presentes em documentos normativos. São também apresentadas possibilidades interdisciplinares em Arte que, ancoradas em referenciais teóricos da perspectiva social-realista, procuram mover-se entre as fronteiras das linguagens, reconhecendo-se e respeitando-se, contudo, suas especificidades curriculares, metodológicas e avaliativas. Almeja-se que essa discussão traga pistas para a continuidade de diálogos e investigações sobre o tema.

Author Biography

Solange de Araújo Gonçalves, Universidade de São Paulo

Doutoranda e Mestre em Educação (USP), especialista em Linguagens da Arte (USP) e psicóloga (UPM). Tem como campo de pesquisa os conhecimentos de Dança e da Arte no currículo da educação básica e a formação de professores. Integra o grupo de estudos e pesquisa Escola, Currículo e Conhecimento (ECCo/USP) e desenvolve formações continuadas em Arte para professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Associada à Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped), à Associação Nacional de Pesquisadores em Dança (Anda) e à Federação de Arte Educadores do Brasil (Faeb).    

Published

2025-08-05

Issue

Section

Dossiê: Docência, cultura e território