O Projeto de Vida no Ensino Médio como um dispositivo de mobilização da formação do sujeito neoliberal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2025.291.23

Palavras-chave:

Projeto de Vida, Ensino Médio, Customização curricular, Sujeito neoliberal

Resumo

O presente artigo tem como objetivo problematizar os sentidos do Projeto de Vida no currículo escolar na contemporaneidade, particularmente no que se refere à mobilização da formação do sujeito neoliberal nos livros didáticos de Projeto de Vida.  Trata-se de estudo que resulta de uma pesquisa qualitativa a respeito do Projeto de Vida, instituído como componente curricular nos processos de implementação da reforma do Ensino Médio brasileiro a partir da Lei 13.415/2017. Sobre os aspectos metodológicos, trata-se de um estudo de abordagem qualitativa e de reflexão teórica. Compreende-se que o Projeto de Vida pode ser concebido como um dispositivo de customização curricular que tem como principal função a normatização subjetiva para formação de um sujeito neoliberal.

Biografia do Autor

Liliane Rodrigues Reis, Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC

Doutoranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), com bolsa PROSUC/CAPES - modalidade II, na linha de pesquisa Educação, Trabalho e Emancipação.Mestra em Educação (2024) pelo Programa de Pós Graduação em Educação UNISC. Possui graduação em Pedagogia (2010) pela Universidade Luterana do Brasil, Especialista em Educação e Contemporaneidade pelo Instituto Federal Sul Rio Grandense (2013) . Pesquisadora no Grupo de pesquisa Currículo, Memórias e Narrativas em Educação - CNPQ. Integrante do GT05 - Estado e Política Educacional/ ANPED. Dedica-se as temas: Currílo, Ensino Médio, política educacional e neoliberalismo escolar. Atualmente é professora nas redes municipais de Triunfo (RS) e General Câmara (RS).

Éder da Silva Silveira, Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC

Professor do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Santa Cruz do Sul, UNISC. Doutor em história pela Unisinos com pós-doutorado em Educação pela UFPR. Líder do Grupo de pesquisa Currículo, Memórias e Narrativas em Educação.

E-mail: eders@unisc.br 

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1242-2126

 

 

Downloads

Publicado

2025-08-22

Edição

Seção

Artigos