A relação entre ensino médio e trabalho como dispositivo de governo dos jovens em Mato Grosso do Sul (1961-2021)
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2025.291.27Palavras-chave:
dispositivo, ensino médio e trabalho, regulações subjetivasResumo
O artigo analisa a operacionalidade da relação entre ensino médio e trabalho como um dispositivo de governo da população jovem em Mato Grosso do Sul, entre 1961 e 2021. A partir da genealogia proposta por Michel Foucault, adota-se a análise de enunciados e práticas que sustentaram essa articulação estratégica, mobilizando, para tanto, os conceitos de dispositivo (em interlocução com Gilles Deleuze), governo e discurso. Examina fontes diversas para compreender como esse dispositivo operou em duas configurações históricas: uma voltada à qualificação profissional obrigatória e outra à preparação para o trabalho imaterial. Os resultados evidenciam que a relação entre ensino médio e trabalho, no período delimitado, não é fixa, mas se reconfigura conforme deslocamentos políticos, econômicos e sociais, determinando as regulações subjetivas dos jovens. A análise explicita as tensões no campo educacional, bem como as disputas e resistências que atravessam esse dispositivo histórico.
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