A relação entre ensino médio e trabalho como dispositivo de governo dos jovens em Mato Grosso do Sul (1961-2021)

Autores

  • Wesley Fernando de Andrade Hilário Escola Estadual Vereador Djalma Barros (REE/MS)
  • Rosemeire de Lourdes Monteiro Ziliani Universidade Federal da Grande Dourados https://orcid.org/0000-0002-9773-2632

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2025.291.27

Palavras-chave:

dispositivo, ensino médio e trabalho, regulações subjetivas

Resumo

O artigo analisa a operacionalidade da relação entre ensino médio e trabalho como um dispositivo de governo da população jovem em Mato Grosso do Sul, entre 1961 e 2021. A partir da genealogia proposta por Michel Foucault, adota-se a análise de enunciados e práticas que sustentaram essa articulação estratégica, mobilizando, para tanto, os conceitos de dispositivo (em interlocução com Gilles Deleuze), governo e discurso. Examina fontes diversas para compreender como esse dispositivo operou em duas configurações históricas: uma voltada à qualificação profissional obrigatória e outra à preparação para o trabalho imaterial. Os resultados evidenciam que a relação entre ensino médio e trabalho, no período delimitado, não é fixa, mas se reconfigura conforme deslocamentos políticos, econômicos e sociais, determinando as regulações subjetivas dos jovens. A análise explicita as tensões no campo educacional, bem como as disputas e resistências que atravessam esse dispositivo histórico.

Biografia do Autor

Rosemeire de Lourdes Monteiro Ziliani, Universidade Federal da Grande Dourados

Doutora em Educação. Docente em cursos de graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFGD.

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Publicado

2025-10-21

Edição

Seção

Artigos