Territórios de (re)existência: formação continuada de educadores/as no ADE da Chapada Diamantina (BA) em diálogo com princípios freirianos e a proposta da justiça curricular

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2025.291.24

Palavras-chave:

Formação continuada, Currículo

Resumo

Este artigo apresenta a constituição do ADE da Chapada Diamantina e analisa os princípios que fundamentaram sua criação no âmbito da formação continuada de educadores/as: o compartilhamento de experiências; a reflexão sobre a prática educativa; e a formação política dos/as educadores/as. A pesquisa qualitativa utilizou entrevistas semiestruturadas organizadas segundo a metodologia de análise de conteúdo. As evidências empíricas foram interpretadas em diálogo com a educação libertadora (FREIRE, 2018; 2001) e a concepção de justiça curricular (PONCE, 2018). Entre os resultados do investimento em formação continuada no contexto analisado, destaca-se a profissionalização que integra conhecimentos técnicos e políticos oriundos dos saberes emergentes do território, bem como a formação política dos/as educadores/as. Tais elementos se configuram como essenciais para o fortalecimento de práticas curriculares democráticas, alinhadas aos princípios da justiça curricular e da justiça social.

Biografia do Autor

Thais Almeida Costa, PUC SP

Pós-Doutoranda e Doutora em Educação: Currículo pela PUC-SP. Mestre em Educação pela PUC-Minas. Especialista em Educação Infantil pela Uni BH. Psicóloga pela UFBA com experiência em gestão educacional (pedagógica e administrativa) da Educação Infantil ao Ensino Fundamental. Pesquisadora em políticas públicas educacionais e justiça curricular. Membro do Grupo de Educação e Pesquisa em Justiça Curricular (Gepejuc PUC SP) e parecerista da Revista Científica e-Curriculum. Assessora de Mobilização Sociopolítica do Instituto Chapada de Educação e Pesquisa (ICEP). Formadora de educadores em projetos de alfabetização pelo Instituto Avisa Lá e Roda Educativa. Assessora no campo do currículo. Autora e organizadora do livro Justiça Curricular: Por uma educação escolar comprometida com a justiça social. Integrou o grupo de autoras do Percurso Formativo de Alfabetização Inicial para o 1º e 2º anos produzido para o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada.

Wesley Araújo, PUC SP

Doutor em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Integrante do Grupo de Educação e Pesquisas em Justiça Curricular (GEPEJUC)

Branca Jurema Ponce, PUC SP

Professora Titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Programa de Estudos Pós-graduação em Educação: Currículo. Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq. Líder do Grupo de Educação e Pesquisas em Justiça Curricular (GEPEJUC).

Downloads

Publicado

2025-08-22

Edição

Seção

Artigos