Territórios de (re)existência: formação continuada de educadores/as no ADE da Chapada Diamantina (BA) em diálogo com princípios freirianos e a proposta da justiça curricular
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2025.291.24Palavras-chave:
Formação continuada, CurrículoResumo
Este artigo apresenta a constituição do ADE da Chapada Diamantina e analisa os princípios que fundamentaram sua criação no âmbito da formação continuada de educadores/as: o compartilhamento de experiências; a reflexão sobre a prática educativa; e a formação política dos/as educadores/as. A pesquisa qualitativa utilizou entrevistas semiestruturadas organizadas segundo a metodologia de análise de conteúdo. As evidências empíricas foram interpretadas em diálogo com a educação libertadora (FREIRE, 2018; 2001) e a concepção de justiça curricular (PONCE, 2018). Entre os resultados do investimento em formação continuada no contexto analisado, destaca-se a profissionalização que integra conhecimentos técnicos e políticos oriundos dos saberes emergentes do território, bem como a formação política dos/as educadores/as. Tais elementos se configuram como essenciais para o fortalecimento de práticas curriculares democráticas, alinhadas aos princípios da justiça curricular e da justiça social.
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