Perseguições religiosas e o ensino de história: por uma educação para o diálogo
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2021.251.32Palavras-chave:
Ensino de História, Fontes Históricas, Perseguições religiosasResumo
O presente artigo tem por objetivo refletir sobre o uso de fontes da imprensa escrita no processo de ensino de história a partir da temática da perseguição religiosa. Em diálogo com a proposta de educação histórica de Jörn Rüssen e Peter Lee, evidencia-se o tratamento das notícias que versam sobre a temática da perseguição de certas vertentes religiosas na cidade de Santa Maria-RS no contexto da década de 1930. Para isso, em diálogo com estudos sobre a cultura religiosa brasileira, trazemos a discussão sobre a laicidade brasileira e o espaço ocupado por certas denominações religiosas no espaço público. E, por fim, conclui-se, com base em duas notícias do Jornal Diário de Interior de Santa Maria-RS, sobre a possibilidade de debate sobre as tensões e disputas religiosas na cultura religiosa brasileira com o intuito de reafirmar o ensino de história voltado para a defesa dos valores democráticos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Educação Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Educação Unisinos acima explicitadas.