Perseguições religiosas e o ensino de história: por uma educação para o diálogo
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2021.251.32Keywords:
Ensino de História, Fontes Históricas, Perseguições religiosasAbstract
O presente artigo tem por objetivo refletir sobre o uso de fontes da imprensa escrita no processo de ensino de história a partir da temática da perseguição religiosa. Em diálogo com a proposta de educação histórica de Jörn Rüssen e Peter Lee, evidencia-se o tratamento das notícias que versam sobre a temática da perseguição de certas vertentes religiosas na cidade de Santa Maria-RS no contexto da década de 1930. Para isso, em diálogo com estudos sobre a cultura religiosa brasileira, trazemos a discussão sobre a laicidade brasileira e o espaço ocupado por certas denominações religiosas no espaço público. E, por fim, conclui-se, com base em duas notícias do Jornal Diário de Interior de Santa Maria-RS, sobre a possibilidade de debate sobre as tensões e disputas religiosas na cultura religiosa brasileira com o intuito de reafirmar o ensino de história voltado para a defesa dos valores democráticos.
Downloads
Published
Issue
Section
License
I grant the journal Educação Unisinos the first publication of my article, licensed under Creative Commons Attribution license (which allows sharing of work, recognition of authorship and initial publication in this journal).
I confirm that my article is not being submitted to another publication and has not been published in its entirely on another journal. I take full responsibility for its originality and I will also claim responsibility for charges from claims by third parties concerning the authorship of the article.
I also agree that the manuscript will be submitted according to the journal’s publication rules described above.