Perseguições religiosas e o ensino de história: por uma educação para o diálogo

Authors

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2021.251.32

Keywords:

Ensino de História, Fontes Históricas, Perseguições religiosas

Abstract

O presente artigo tem por objetivo refletir sobre o uso de fontes da imprensa escrita no processo de ensino de história a partir da temática da perseguição religiosa. Em diálogo com a proposta de educação histórica de Jörn Rüssen e Peter Lee, evidencia-se o tratamento das notícias que versam sobre a temática da perseguição de certas vertentes religiosas na cidade de Santa Maria-RS no contexto da década de 1930. Para isso, em diálogo com estudos sobre a cultura religiosa brasileira, trazemos a discussão sobre a laicidade brasileira e o espaço ocupado por certas denominações religiosas no espaço público. E, por fim, conclui-se, com base em duas notícias do Jornal Diário de Interior de Santa Maria-RS, sobre a possibilidade de debate sobre as tensões e disputas religiosas na cultura religiosa brasileira com o intuito de reafirmar o ensino de história voltado para a defesa dos valores democráticos.  

Author Biography

Renan Santos Mattos, UFSC

Doutor em história pela Universidade Federal de Santa Catarina (2019), mestrado em História pela Universidade Federal de Santa Maria e graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2010). Atualmente é tutor à distância do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Santa Maria e professor regente do Instituto São José (SM). É membro do Grupo de Trabalho História das Religiões e das Religiosidades - Seção Rio Grande do Sul -, vinculado à Associação Nacional de História (GTHRR-RS/ANPUH), sendo Coordenador da gestão atual (2020-2022). 

Published

2021-11-05

Issue

Section

Articles