Em defesa das humanidades na formação: a educação democrática das futuras gerações

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2021.251.28

Palavras-chave:

Ensino das humanidades, Educação, Democracia.

Resumo

Este artigo tem o objetivo de sistematizar algumas reflexões sobre a relação entre educação e sociedade democrática tendo por base o pensamento de Martha Nussbaum (2017; 2005) e Gert Biesta (2013). O texto reconstrói a posição dos dois autores mostrando que, embora haja algumas divergências, ambos defendem que a presença das humanidades na formação é imprescindível para a sobrevivência da democracia. Como contraponto a essa posição, o texto analisa brevemente a reforma do ensino médio brasileiro, produzida por Medida Provisória no ano de 2016 e incorporada à Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB – Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996) em 2017; tal reforma enfraquece componentes curriculares como filosofia e sociologia de forma específica e as humanidades de forma geral.

Biografia do Autor

Elisete Medianeira Tomazetti, Universidade Federal de Santa Maria

Possui Licenciatura Plena em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria (1985), mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria (1991) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2000). Atualmente é professora Titular da Universidade Federal de Santa Maria, Departamento de Metodologia do Ensino. Atua no Curso de Filosofia/UFSM nas disciplinas de Didática da Filosofia, Pesquisa para o Ensino de Filosofia e Estágio Curricular Supervisionado. Líder do Grupo de Pesquisa/CNPQ FILJEM (Filosofia, Cultura e Educação). Coordenadora do LEAF - Laboratório de Ensino e Aprendizagem de Filosofia, do Curso de Filosofia/UFSM. É professora do Programa de Pós-Graduação em Educação, na Linha de Pesquisa 2: Políticas públicas educacionais, práticas educativas e suas interfaces investigando e orientando nos seguintes temas: ensino de filosofia, educação e juventude, ensino médio. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSM nos anos de 2010 e 2011 e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID/Filosofia/UFSM no período de 2010 a 2015. Bolsista Produtividade CNPQ.

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Publicado

2021-09-24

Edição

Seção

Artigos