Ler na prisão: entre portas, mundos e janelas
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2021.251.14Resumo
Partindo da compreensão da leitura e literatura como componentes fundamentais do direito à educação e da crescente demanda por remição de pena por leitura, nos debruçamos sobre as oportunidades que a introdução de projetos de leitura que articulam o ensino, pesquisa e extensão podem trazer para o ambiente prisional, colocando a Universidade a serviço da comunidade na defesa dos seus Direitos Humanos e possibilitando fazer pesquisa em verdadeira parceria com os grupos marginalizados. Apresentamos exemplos de experiências que têm sido publicadas e compartilhamos e analisamos as nossas, buscando estabelecer diálogos e desvelar possíveis caminhos, reconhecendo os limites, mas também enfatizando a necessidade de nos aventurarmos na multiplicidade e na inventividade das maneiras de fazer que a leitura possibilita. Concluímos que o processo de descoberta de si e do outro, provocado pela leitura, não se restringe às pessoas presas, invade todas as pessoas que participam da experiência.Downloads
Publicado
2021-04-26
Edição
Seção
LEITURA, LITERATURA E EDUCAÇÃO EM PRISÕES
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