Ler na prisão: entre portas, mundos e janelas

Authors

  • Aline Campos Universidade Federal do Tocantins/Professora
  • Timothy Denis Ireland Universidade Federal da Paraíba/ Professor Titular

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2021.251.14

Abstract

Partindo da compreensão da leitura e literatura como componentes fundamentais do direito à educação e da crescente demanda por remição de pena por leitura, nos debruçamos sobre as oportunidades que a introdução de projetos de leitura que articulam o ensino, pesquisa e extensão podem trazer para o ambiente prisional, colocando a Universidade a serviço da comunidade na defesa dos seus Direitos Humanos e possibilitando fazer pesquisa em verdadeira parceria com os grupos marginalizados. Apresentamos exemplos de experiências que têm sido publicadas e compartilhamos e analisamos as nossas, buscando estabelecer diálogos e desvelar possíveis caminhos, reconhecendo os limites, mas também enfatizando a necessidade de nos aventurarmos na multiplicidade e na inventividade das maneiras de fazer que a leitura possibilita. Concluímos que o processo de descoberta de si e do outro, provocado pela leitura, não se restringe às pessoas presas, invade todas as pessoas que participam da experiência.

Author Biographies

Aline Campos, Universidade Federal do Tocantins/Professora

Graduada em Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", campus de Rio Claro, e Mestre em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação do Centro de Educação e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) - linha de pesquisa Práticas Sociais e Processos Educativos. Trabalhou na educação formal em escolas, unidades prisionais e na Fundação Casa, possuindo experiência em educação ambiental, educação de jovens e adultos em situação de privação de liberdade e educação popular. Atualmente é professora na Universidade Federal do Tocantins (UFT), líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Popular: problematização do mundo como luta pela libertação e coordenadora de projetos de extensão, na área da educação e cultura, desenvolvidos em parceria com a Cadeia Pública de Tocantinópolis/TO.

ttps://orcid.org/0000-0001-9199-6859

Timothy Denis Ireland, Universidade Federal da Paraíba/ Professor Titular

Professor titular da Universidade Federal da Paraíba. Possui graduação em Letras e Língua Inglesas (English Language and Literature) pela Universidade de Edimburgo (1971), mestrado em Educação de Adultos - Universidade de Manchester (1978) e doutorado em Educação de Adultos - Universidade de Manchester (1988). Atualmente é professor dos programas de pós-graduação em educação (PPGE) e em Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicas (PPGDH) e coordenador da Cátedra da UNESCO em Educação de Jovens e Adultos. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação de Adultos, atuando principalmente nos seguintes temas:políticas públicas de educação de jovens e adultos, políticas internacionais de aprendizagem e educação ao longo da vida, educação em prisões, alfabetização de jovens e adultos, educação popular e cooperação sul-sul.

https://orcid.org/0000-0003-2986-581X

Published

2021-04-26

Issue

Section

LEITURA, LITERATURA E EDUCAÇÃO EM PRISÕES