Ler na prisão: entre portas, mundos e janelas
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2021.251.14Abstract
Partindo da compreensão da leitura e literatura como componentes fundamentais do direito à educação e da crescente demanda por remição de pena por leitura, nos debruçamos sobre as oportunidades que a introdução de projetos de leitura que articulam o ensino, pesquisa e extensão podem trazer para o ambiente prisional, colocando a Universidade a serviço da comunidade na defesa dos seus Direitos Humanos e possibilitando fazer pesquisa em verdadeira parceria com os grupos marginalizados. Apresentamos exemplos de experiências que têm sido publicadas e compartilhamos e analisamos as nossas, buscando estabelecer diálogos e desvelar possíveis caminhos, reconhecendo os limites, mas também enfatizando a necessidade de nos aventurarmos na multiplicidade e na inventividade das maneiras de fazer que a leitura possibilita. Concluímos que o processo de descoberta de si e do outro, provocado pela leitura, não se restringe às pessoas presas, invade todas as pessoas que participam da experiência.Downloads
Published
2021-04-26
Issue
Section
LEITURA, LITERATURA E EDUCAÇÃO EM PRISÕES
License
I grant the journal Educação Unisinos the first publication of my article, licensed under Creative Commons Attribution license (which allows sharing of work, recognition of authorship and initial publication in this journal).
I confirm that my article is not being submitted to another publication and has not been published in its entirely on another journal. I take full responsibility for its originality and I will also claim responsibility for charges from claims by third parties concerning the authorship of the article.
I also agree that the manuscript will be submitted according to the journal’s publication rules described above.