Perceber e sentir a paisagem: uma abordagem à Educação Ambiental
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2021.251.18Resumo
A pesquisa fenomenológica, sob a perspectiva Merleau-Pontyana, objetivou desvelar o universo perceptivo de estudantes (da área rural, urbana e litorânea) e a potencialidade da paisagem à Educação Ambiental (EA). Entrevistas junto a estudantes do sexto e nono ano do Ensino Fundamental de Osório e Tramandaí (Rio Grande do Sul) subsidiaram os “achados” da pesquisa. Dentre eles: os elementos naturais, a beleza da paisagem, a relação de cuidado/descuido foram pontuados; o lixo como o que há de pior. Emergiram potencialidades de abordagem à EA pela interpretação da relação do sujeito-paisagem sob o prisma da corporeidade; da experiência vivificada do corpo; do sensível; das relações com o belo; em processos formativos em/para uma EA crítica, emancipatória, amorosa, poética, ética, espiritualista e sustentada na Fenomenologia Merleau-Pontyana.
Palavras-chave: Percepção socioambiental; Paisagem; Educação Ambiental.
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