Perceber e sentir a paisagem: uma abordagem à Educação Ambiental

Authors

  • André Boccasius Siqueira Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Campus Litoral Norte.
  • Ana Waley Mendonça Universidade do Estado de Santa Catarina -Udesc.
  • Fatima Elizabeti Marcomin Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL
  • Gilmar Pezzopane Plá

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2021.251.18

Abstract

A pesquisa fenomenológica, sob a perspectiva Merleau-Pontyana, objetivou desvelar o universo perceptivo de estudantes (da área rural, urbana e litorânea) e a potencialidade da paisagem à Educação Ambiental (EA). Entrevistas junto a estudantes do sexto e nono ano do Ensino Fundamental de Osório e Tramandaí (Rio Grande do Sul) subsidiaram os “achados” da pesquisa. Dentre eles: os elementos naturais, a beleza da paisagem, a relação de cuidado/descuido foram pontuados; o lixo como o que há de pior. Emergiram potencialidades de abordagem à EA pela interpretação da relação do sujeito-paisagem sob o prisma da corporeidade; da experiência vivificada do corpo; do sensível; das relações com o belo; em processos formativos em/para uma EA crítica, emancipatória, amorosa, poética, ética, espiritualista e sustentada na Fenomenologia Merleau-Pontyana.

Palavras-chave: Percepção socioambiental; Paisagem; Educação Ambiental.

Author Biographies

André Boccasius Siqueira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Campus Litoral Norte.

Graduado em Ciências Habilitação em Biologia - Licenciatura Plena - pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos  - UNISINOS (1995), Mestre em Educação Básica pela UNISINOS (2004) e Doutor em Educação pela UNISINOS (2010). Atua como professor Adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Campus Litoral Norte. Membro do Grupo de pesquisa AnPAP-EA  - Análise e Planejamento Ambiental da Paisagem e Educação  Ambiental.  Atua no curso de graduação Licenciatura em Educação do Campo: Ciências da Natureza.  E-mail: andre.siqueira@ufrgs.br
http://orcid.org/


Ana Waley Mendonça, Universidade do Estado de Santa Catarina -Udesc.

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul (1999), Mestre em Educação pela Unisul  (2003). Membro do grupo de pesquisa AnPAP-EA desde 2003.  Atua como  professora dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas e Licenciatura em Pedagogia, no Centro de Educação a Distância (Cead), na Universidade do Estado de Santa Catarina -Udesc.  Com atuação na área de Educação à Distância , Educação Ambiental e currículo. E-mail: ana.waley@gmail.com

http://orcid.org/0000-0003-3998-2833

Fatima Elizabeti Marcomin, Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL

Pós-Doutora em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT (2012). Doutora em Ciências - Ecologia e Recursos Naturais, pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (2002). Mestre em Ecologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (1996). Especialista em Ecologia pela Fundação Universidade Regional de Blumenau – FURB (1989). Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade do Extremo Sul Catarinense - Unesc (1984). Líder do Grupo de pesquisa AnPAP-EA. Profª do PPGE da Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul e no curso de Ciências Biológicas.   E-mail: fatiamelizabetimarcomin@gmail.com

http://orcid.org/0000-0001-6217-2754.

Gilmar Pezzopane Plá

Graduado em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Pelotas (1990), Mestre em Fitotecnia (Produção Vegetal) pela Universidade Federal de Viçosa (1993) e Doutor em Engenharia de Produção Gestão Ambiental pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004). Atuou como professor da Universidade do Sul de Santa Catarina- Unisul (1994 a 2019). Atua, entre outras, nas áreas de gestão e educação ambiental, anatomia vegetal, biotecnologia, morfologia e sistemática. vegetal, modelos alternativos ao cultivo convencional. E-mail: gilmarpezzopanepla@gmail.com

http://orcid.org/0000 0002 2641 2455

 

Published

2021-07-09

Issue

Section

Articles